Significado no dicionario: s.m. Aparição fantástica; espírito, diabrete, gênio, duende. Pessoa traquinas.
Os trasgos, em português e castelhano, são duendes ou diabretes caseiros que supostamente derrubam objetos, móveis, louças e vidros, trocam objetos de lugar ou fazem ruídos e outras travessuras para assustar ou aborrecer os moradores (imagino que essas criaturas diariamente passam pelo meu quarto e trocam tudo de lugar, me levando a loucura).
Essas entidades podem ter características mais específicas em folclores regionais. Nas Astúrias (região da Espanha), são representados como homenzinhos coxos da perna direita, morenos, que vestem gorro e roupa vermelha e têm um buraco na mão esquerda - características que lembram os Saci brasileiro.
São responsabilizados por ruídos noturnos que despertam os moradores e pequenas travessuras, como mudar os objetos de lugar. Entram nas casas à noite, enquanto os moradores dormem e se estão de mau humor quebram louças, espantam o gado, remexem a roupa das arcas etc. Mas quando são bem tratados, dedicam-se durante a noite a fazer tarefas domésticas (nenhum nunca me ajudou).
Para desfazer-se de um trasgu (trasgo asturiano), é preciso desafiá-lo a fazer algo impossível, como segurar um punhado de painço (não consegue porque lhe escapa pelo buraco da mão).
A palavra "trasgo" também tem sido usada (na série Harry Potter, por exemplo) como tradução do inglês troll, nome dado a uma entidade muito diferente. Como eu amo abordar Harry Potter nas minhas postagens vou falar dos Trasgos de HP.
No universo de Harry Potter os trasgos são descritos como criaturas muito grandes, com mais de 3 metros de altura. Alimentam-se de carne crua, seja de animal ou humana. São descritos em três tipos: raças. A raça se divide em três tipos:
Montanhês: mais feroz, careca e de pele cinza-claro, com corpo cheio de calombos.
Florestal: de pele verde-clara e entre alguns uma cabeleira rala, fina verde ou castanha.
Fluvial: pele roxa, geralmente encontrado sob pontes.
Um trasgo aparece nos filmes de Harry Potter pela primeira vez durante a festa de Halloween em Harry Potter e a Pedra Filosofal, quando o professor Quirrell entra correndo no Salão Principal gritando que há um trasgo nas masmorras. Harry Potter e Rony Weasley encontram Hermione Granger e o trasgo no banheiro das meninas (detalhe: ela só estava lá porque eles a haviam feito chorar) e conseguem derrota-lo quando Rony finalmente usa o feitiço Wingardium Leviosa da forma correta ( é leviosa e não leviosá!).
A aparição dos Trasgos nos livros é bem maior, enquanto no Filme vemos apenas um, nos livro há vários trasgos. Veja a descrição no livro:
Harry fungou e um fedor horrível invadiu suas narinas, uma mistura de meias velhas e banheiro público que parece que nunca é limpo.
E em seguida ouvira um grunhido baixo e passadas de pés gigantescos. Rony apontou: no fim do corredor, à esquerda, alguma coisa enorme estava vindo em sentido contrário. Eles se encolheram no escuro e procuraram ver o que era quando a coisa passou por um trecho iluminado pelo luar.
Era uma visão medonha. Quase quatro metros de altura, a pele cinzenta e baça, o corpanzil cheio de calombos como um pedregulho e uma cabecinha no alto, que mais parecia um coco. Tinha pernas curtas, grossas como um tronco de árvore e pés chatos e calosos. Segurava um enorme bastão de madeira, que arrastava pelo chão, porque seus braços eram compridíssimos.
Fatos curiosos:
Aparição em filme: Harry Potter e A Pedra Filosofal
Localização: banheiro feminino, castelo de Hogwarts
Detalhe técnico: As mãos e pernas do trasgo foram vestidas por Martin Bayfield, que também era o duble de Robbie Coltrane ( Hagrid).
A bruxa Gondoline Oliphant [(1720 - 1799) Morta por um golpe de clava em Cotswolds enquanto escrevia. Gondoline foi bruxa do mês no site de J. K. Rowling em Abril de 2005.] ficou famosa por estudar a vida e os hábitos dos trasgos, e se atualmente temos a disposição informações destas criaturas deve-se muita a esta cientista.
Trasgos
4/
5
Oleh
Professor Augusto Junior