Hoje quero falar como professor (que sou). Tenho uma pagina
no Facebook com o mesmo titulo dessa postagem e desejo hoje esclarecer e
justificar sua existência. Fala-se muito nas salas de aulas de cursos de
Pedagogia sobre a “valorização da identidade e conhecimentos que o aluno trás consigo”,
ENTRETANTO na pratica isso não acontece, ou acontece em pouquíssimos casos que
se comparados ao numero de classes escolares que temos em todo pais, e mundo,
torna-se um numero tão mínimo que evidencia que o Sistema Educacional ( mais
uma vez) falha.
Mas então, como se pode valorizar a identidade do aluno e o
que relação tem isso com o hip hop e o funk? Bom, o como pode gerar algum
trabalho, mas o “porque” é evidente: esses ritmos musicais pertencem à
realidade de muitos alunos. Para levar esses ritmos para o contexto pedagógico o
professor precisa antes de qualquer coisa ter a mente aberta e procurar
exterminar seus próprios preconceitos, a partir daí ele deve atuar como
pesquisador, procurar na letra das musicas usos possíveis para a sala de aula.
Podem-se desenvolver atividades de língua portuguesa com
analise das letras, de filosofia/sociologia/formação humana com discussões
sobre as musicas, e se estender as outras disciplinas de acordo com o que a
musica permite.
Quando o aluno percebe que a Escola reconhece sua identidade
ele se sente pertencente a ela. A distância que a Escola Tradicional mantém de
tudo que classifica quase religiosamente como “mundano” só tente a afastar
também o aluno e fazer com que ele tenha a escola como um ambiente hostil e até
alienante (é importante perceber aqui que um conflito é causado por esse
distanciamento, se a escola não se abre pro novo ela fecha as portas para seus
alunos).
Fizemos no ano de 2014 na escola que eu trabalho duas ações.
Primeiro mantivemos diversas rodas de conversa sobre preconceitos que
iniciavam-se ouvindo e discutindo musicas de Flavio Renegado e por fim fizemos
um Show de talentos onde os alunos puderam se expressar e destacar “sendo como
são”. Eu já imaginava que alguns iriam querer dançar funk, felizmente em acordo
com a diretora eles puderam apresentar o “Passinho do Romano”. O resultado foi
maravilhoso, um verdadeiro Show, muita emoção e representatividade para os
alunos.
Integração Escola/Hip Hop/Funk
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Oleh
Professor Augusto Junior