Esta ferramenta foi feita com material reciclado. Na primeira parte temos duas colunas, feitas com tampinhas vermelhas, responsáveis por indicar que trabalharemos com números, assim configura-se o código referente a número ( uma letra L invertida), acrescentando na segunda parte as duas colunas com tampinhas brancas. as tampinhas vermelhas estão coladas, de modo a permaneceram na ideia de números. Enquanto a segunda parte temos a base de encaixe das tampinhas fixas e as tampinhas são encaixadas de acordo com o que se deseja indicar ( configurando o simbolo das letras de a até j que correspondem aos números a-1,b-2,c-3, d-4, e-5, f-6, g-7, h-8, i-9, j-0 ). A marcação nessa cela se faz indicando os pontos como a parte sem a tampinha, assim em A onde o primeiro ponto é marcado, deixamos a primeira base sem a tampinha.
Fazendo a atividade podemos pedir a criança que indique determinados números encaixando e desencaixando as tampinhas.
O alfabeto Braille usa para representar os algarismos, as próprias letras:
a - para representar o 1
b - para representar o 2
c - para representar o 3,
Assim por diante, até que se chega:
j - para representar o 0
Exemplos:
O número 78 fica gh.
O número 127 fica abg.
Para se distinguir um número de um conjunto de letras, sempre se usa um símbolo inicializador. Tal símbolo é um L invertido.
Alfabeto Braille:
A cela como ferramenta da alfabetização em braille
4/
5
Oleh
Professor Augusto Junior