domingo, 6 de março de 2016

Artigos Relacionados × +

O jogo com as Argolas [alfabetização]

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem" ( Carlos Drummond de Andrade)
Muitos são os jogos que favorecem no processo de alfabetização. É bom explorar-se o que é atrativo e prazeroso para que a aprendizagem ocorra como algo bem quisto e confortável.

O jogo com as Argolas

Neste jogo temos inicialmente um velcro, onde se colocará a figura, e à frente temos um fileira de argolas brancas e abaixo delas uma argola preta. Pode-se produzir o alfabeto, levando em conta o Ç e o Ã. Coloca-se a figura no devido lugar, presa com auxilio do velcro. O aluno deve selecionar as letras que acredita que construirão o nome da figura. Após colocar as letras deve conta-las e colocar na argola preta o numero correspondente a quantidade de letras.

A ideia das argolas bem alinhadas horizontalmente ajuda na formação da ideia da palavra dentro de uma linha, ocupando seu devido espaço, como deve ser feito quando se escreve no caderno.

As imagens pertencem a pagina do Facebook Inclusão Escolar em Foco, podendo ser acessadas clicando aqui

O aluno deve olhar a figura e buscar as letras que formem seu nome.
A área para a figura tem velcro para que se possam usar outras figuras mantendo a mesma prancha.
O aluno preenche as argolas brancas com as letras e a argola preta com o numero correspondente a quantidade de letras que precisou usar. Troca-se a figura para que ele forme outra palavra ou se desenvolve alguma atividade como sequencia didática. Por exemplo, algo relacionado a galinha pintadinha e o GALO carijó.
Material/Fotos por: Augusto Junior de Oliveira

Você irá gostar

O jogo com as Argolas [alfabetização]
4/ 5
Oleh