Hoje vou apresentar algumas atividade que podem ser desenvolvidas com sequencia pedagógica e interdisciplinaridade e desenvolvimento de múltiplos conceitos. Para esse tipo de atividade gosto de iniciar com um texto, que sera a base de onde partiram as outras ações. A imagem abaixo sobre ser salva no seu computador, onde você poderá lança-la num documento de Word e montar o cabeça-lho de acordo com a sua Escola.
O Texto fala de uma Senhora que vive de bem com a vida, ela se diverte, é vaidosa e trata bem as pessoas. Dentro dessa perspectiva podemos trabalhar com ideias positivas e estimulantes, trazer indiretamente dentro da dinâmica de nossa aula uma ideia de bem viver.
Atividades/Ações:
Disciplina de Língua Portuguesa/ Estudo do Texto
A maneira como os alunos estudam o texto depende do nível escolar que estão e ao que pretende o professor. Nos anos iniciais com alunos em processo de alfabetização é importante trabalhar a ideia de espaço entre as palavras, assim poderíamos pedir a eles para colorirem os espaços. Outras ações: circular letra inicial e final das palavras; marcar com um X as palavras com uma letra só e tentar lê-las; grifar as palavras acentuadas; marcar os sinais de pontuação. Dependendo do nível de aprendizagem da turma outras ações podem ser desenvolvidas: encontrar palavras repetidas; encontrar rimas; palavras no diminutivo; adjetivos.
Disciplina de Formação Humana:
Aproveitando a personagem apresentada no poema Senhora os alunos podem ser convidados a discutir o texto numa roda da conversa. O professor deve pontuar a importância do bem viver e chamar a atenção para a questão do respeito aos idosos. Deixe que os alunos falem sobre os idosos que conhece e como eles são tratados. O professor deve conduzir a dinâmica do grupo para que as discussões ocorram dentro do tema e com bom desenvolvimento. Ao término podem, de acordo com o nível da turma, criar uma ilustração sobre o tema e/ou escrever frases ou um pequeno texto sobre o respeito aos idosos.
Disciplina de história:
Aproveitando a personagem da Senhora podemos desenvolver com os alunos o conceito de linha do tempo. Apresente para eles, ou peça para que falam quais são as fases/etapas da vida das pessoas desde quando nascem. Sendo elas: bebê, criança, adulto e idoso. Oriente os alunos a criar uma linha do tempo para a senhora nessas quatro etapas; aproveite a oportunidade para aguçar a criatividade da turma pedindo que cada ilustração tenha características do que a senhora gostaria de fazer em cada fase da vida. Levando em conta a personalidade e os possíveis gostos da personagem eu criei essa linha do tempo para que vocês tenham um ideia de como poderia ser:
Plano de Aula: A Senhora
4/
5
Oleh
Professor Augusto Junior