Resolvi trazer para vocês algumas das propostas/atividades que uso na minha sala de aula. Acredito que sejam muito úteis, especialmente para os iniciantes na profissão. Nosso trabalho exige muita dedicação, criatividade e disposição. Espero que usem bem esse material.
Separei algumas aulas envolvendo a letrinha A:
Português: eixo: 2 apropriação
dos sistema de escrita / capacidade: 2.3 consciência fonológica / objetivo:
reconhecer a sonoridade das letras e o uso da vogal A na formação de variadas
silabas.
Texto: BATATINHA QUANDO NASCEESPALHA A RAMA PELO CHÃOA MENINA QUANDO DORMEPOE A MÃO NO CORAÇÃO.
Ação 1: Os alunos devem escrever o
texto e circular todas as palavras com a letra A.
Ação 2: Serão orientados para
transcrever as palavras fora do texto e pintarem as silabas formadas com a
letra A: BA, TA, NHA, QUAN, NAS, PA, LHA, CHÃO, NA, MÃO, RA, ÇÃO.
Ação 3:
Recortar e colar palavras com a letra A (mostrar aos alunos que a letra pode
aparecer em diversas posições na palavra).
(Observação: pode-se desenvolver a mesma atividade com outros textos, também da pra trabalhar com o nucleo "batata" com texto+brincadeira em Batata Quente ou com a música Batatinha Bem Quentinha, da Xuxa. )
Português: eixo: 2 apropriação
dos sistema de escrita / capacidade: 2.3 consciência fonológica / objetivo:
reconhecer a sonoridade das letras e o uso da vogal A na formação de variadas
silabas.
Ação 1: escrever a tabela de
palavras formadas apenas com silabas que contém a letra A:
BALA
|
MALA
|
VACA
|
LAVA
|
NATA
|
MATA
|
BANANA
|
MAÇÃ
|
GATA
|
JACA
|
PATA
|
FADA
|
FACA
|
BALA
|
PARADA
|
JANGADA
|
LAGARTA
|
MACACA
|
Ação 2:
Bingo de palavras: os alunos escolherão seis das palavras acima para o bingo.
Português: eixo: 2 apropriação
dos sistema de escrita / capacidade: 2.3 consciência fonológica / objetivo:
reconhecer a sonoridade das letras e o uso da vogal A na formação de variadas
silabas.
Ação 1: escrever e ler em voz alta
as sílabas formadas com a letra A:
CA
|
DA
|
FA
|
GA
|
JA
|
KA
|
LA
|
MA
|
NA
|
PA
|
RA
|
SA
|
TA
|
VA
|
XA
|
ZA
|
CRA
|
DRA
|
FRA
|
PRA
|
TRA
|
VRA
|
CAR
|
DAR
|
FAR
|
GAR
|
JAR
|
MAR
|
NAR
|
PAR
|
RAR
|
SAR
|
TAR
|
VAR
|
XAR
|
ZAR
|
CAS
|
DAS
|
MAS
|
NAS
|
Ação 2: formar palavras usando
sílabas móveis ( as silabas acima)
___________________________________________________________________________________
Português: eixo: 2 apropriação
dos sistema de escrita / capacidade: 2.3 consciência fonológica / objetivo:
reconhecer a sonoridade das letras e o uso da vogal A na formação de variadas
silabas.
Ação 1: colorir nas palavras as
silabas formadas com a letra A:
ARANHA
|
BONECA
|
JANELA
|
BOTA
|
LOBA
|
COPA
|
LARANJA
|
ABACAXI
|
MENINA
|
BATATA
|
GATO
|
BULA
|
MEXERICA
|
CANELA
|
TATU
|
CIDADE
|
Ação 2:
construir as palavras usando o alfabeto móvel.
Ação 3:
recortar e colar SILABAS com a letra A e fazer a leitura.
Português: eixo: 2 apropriação
dos sistema de escrita / capacidade: 2.3 consciência fonológica / objetivo:
reconhecer a sonoridade das letras e o uso da vogal A na formação de variadas
silabas.
Ação 1:
Escrever o próprio nome numa tira de papel ofício e identificar a presença da
letra A colorindo-a; contar quantas vezes a letra A aparece no nome. Montar um
mural com todos os nomes.
Alfabetização: Trabalhando a letra A
4/
5
Oleh
Professor Augusto Junior
1 comentários:
Escrever comentáriosMaterial maravilhoso
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