segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Artigos Relacionados × +

Comentando um livro: Tatu ( Cláudia F. Pacce)

Minha recomendação literária de hoje consta de um livro infanto-juvenil. Dois motivos me levam a recomendar um livro assim: primeiro porque não deixei minha criança interior morrer, segundo porque sou professor. Considero imprescindível que se oportunizem as crianças momentos para conhecer os livros, folhea-los, perseguir suas imagens, ouvir seus contos e no tempo certo lê-los. Lembrando que há o tempo certo para cada coisa, não tendo necessidade de enfiar livros nas crianças tirando o tempo delas de brincar. É preciso ter discernimento nisso também.

O livro se chama Tatu, a autora é Cláudia F. Paccce e a ilustradora Leninha Lacerda. Comprei dois exemplares na bienal do livro de Belo Horizonte (2014) no intuito de levar para meus alunos lerem. Li e me apaixonei pelo personagem e pela estória. Claudia criou um personagem divertido e cativante e me brindou com expressões cheias de ternura e poesia que já são meus bordões. Adoraria poder conversar com ela e perguntar muitas coisas sobre o pequeno o pequeno José Artur Tagarelli.

As ilustrações merecem ser pontuadas. Sabemos o quanto são importantes na literatura infanto-juvenil e Leninha Lacerda faz um trabalho brilhante, trazendo ao livro imagens lindas e adoráveis.
O adorável Tatu nos conta sobre as coisas da infância, os momentos divertidos com seus avós e o falatório das reuniões famílias. Também nos fala de Tina, sua coleguinha que ele trata com muito carinho e quer sempre agradar. Tatu é acima de tudo uma criança, adorável como só as crianças podem ser. Criativo e divertido também! 

Tatu e seu Avô

O livro nos traz um pequeno questionamento sobre gostar ou não do nosso nome (o que pode ser aproveitado como atividade em sala de aula).

Recomendo o livro para os adultos de bom coração e para todas as crianças, para ambos será delicioso e agradável. Ah e quanto às expressões que pelas quais me apaixonei, Tatu nos fala de dias “chuventos” e “passarinhento”. Sou um declarado apaixonado pelos neologismos, e estes tão poéticos me marcarão e farão parte de mim.

Desejo a vocês, meus leitores, dias passarinhentos, cheios de alegria e risos espontâneos!


Sobre o Livro:
Titulo: Tatu
Autora: Claudia F. Pacce
Ilustrações: Leninha Lacerda
São Paulo
Editora: Augustus
[Coleção Faz-de-Conta; v.2 ]            
24 páginas

Informações da Orelha do livro:

“ Nasci em Amparo, interior de São Paulo, onde o rio  Camanducaia lava os pés das montanhas, minhas velhas conhecidas.
A natureza sempre foi mestra, e eu sou autodidata aplicada, nesta escola da vida.
Com vó Maria, aprendi que cada palavra em si tem tanta historia contida... Só faço desenrolar”
                                                                  (Claudia F. Pacce)                                 

“Nasci e cresci em São Paulo. Hoje, divido a cidade com o sitio e o mar, porque gosto de ver o céu inteiro.
Sou muito feliz desenhando para vocês, pra mim e meus três meninos: Roman, Lucas e Ivan.”
( Leninha Lacerda )
                                                                                                               

Você irá gostar

Comentando um livro: Tatu ( Cláudia F. Pacce)
4/ 5
Oleh