quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Artigos Relacionados × +

Deuses Greco-Romanos ( guia útil para semideuses e olimpianos)

Gregos e Romanos eram politeísta, isto é, acreditavam e seguiam vários deuses. Os gregos acreditavam que os deuses moravam no monte Olimpo. Seguiam o mesmo principio de muitos povos antigos que associavam elementos da natureza e fenômenos que não sabiam explicar a existência de deuses. Esses deuses são, em minha opinião, os mais incríveis criados, seguidos de perto pelos deuses nórdicos. Cada qual com seu “dom” e seus ensinamentos para a humanidade. As artes, agricultura, artesanato de alguma maneira são ligados aos deuses. E é inegável a riqueza cultural greco-romana. Embora superiores, os deuses são semelhantes a nós: tem momentos de paz e de ira.

Dentre a mitologia greco-romana vários deuses imperavam. Os deuses gregos e romanos eram os mesmos, embora chamados por nomes diferentes. Vejamos: o Zeus grego é o Júpiter Romano, e assim Afrodite é Vênus, Ares é Marte, Hermes é Mercúrio, Atena é Minerva, Dionísio é Baco, Hefaísto é Vulcano, Artemis é Diana, Hera é Juno, Cronos (deus grego do tempo) é Saturno, e Apolo grego manteve o nome de Apolo entre os Romanos.

No panteão greco-romano encontramos 12 grandes deuses, que são:

Zeus: rei dos deuses. O povo creditavam à fúria de Zeus os raios e trovões das tempestades.
Hera: Zeus ficou namorando com ela por 300 anos, até que ela aceitou casar com ele. Hera protegia o casamento, embora seu marido a traísse diversas vezes com mulheres mortais.
Posêidon: O irmão mais novo de Zeus e deus dos oceanos. Ele teria dado os cavalos como presentes à humanidade. Era amado pelos gregos e ao mesmo tempo temido com sua fúria que causava furacões que afundavam os navios. 

Hades: também irmão de Zeus, era deus do mundo subterrâneo, casado com Perséfone. Homens e mulheres morriam e iam para o reino de Hades, tornando-se humildes sombras sem memória. Somente os grandes heróis tinham direito de viver bem depois da morte. Rumavam para os Campos Elísios. 

Palas Atena: a deusa mais querida. A historia de seu nascimento é curiosa e remete a seus dons. Zeus teve uma terrível dor de cabeça, abriu um enorme buraco na testa e dele saiu Atena, já adulta. A deusa da sabedoria, das batalhas, inteligência e artes, protetora dos sábios e inteligentes e, claro, da cidade de Atenas. Teria ensinado aos homens a elaborar as leis e a fabricar o azeite de Oliva.

Apolo: deus Sol e das profecias, da luz, do uso do raciocínio claro, da harmonia, do equilíbrio e da verdade. Ensinou a organização social à humanidade, com auxilio das Musas, suas seguidoras. Protegia os músicos, os médicos e os profetas. Um dos deuses mais famosos.

Artemis: irmã gêmea de Apolo. Deusa da Lua e da caça. Protetora dos animais jovens e dos caçadores (curioso, não?). Quando uma mulher estava para ter um filho pedia sua proteção. Era uma excelente arqueira, e suas flechas sempre acertavam o alvo.

Afrodite: a mais bela dentre todas. Deusa do amor e da beleza, onde pisava nasciam flores e passarinhos cantavam à sua volta. Protetora da conversa, das brincadeiras e dos carinhos.

Ares: o terrível deus da guerra. Seus pais, Zeus e Hera, o odiavam, mas seu tio Hades o amava porque volta e meia estava mandando gente para o reino subterrâneo. Os gregos o respeitavam e temiam, mas jamais o cultuavam.

Hefaísto (Hefesto): o mais habilidoso, deus do talento, do fogo dos vulcões e dos ferreiros. Considerado muito feio, com uma complicação física na perna que o impedia de andar normalmente. Em sua oficina nasciam as coisas mais maravilhosas que existiram. Uma delas teria sido Pandora, a primeira mulher mortal. Hefaísto ensinou artesanato aos homens. A bela deusa Afrodite era sua esposa. Há muitas historias de traição da parte da deusa do amor, uma delas com Ares deu origem a Medo e Terror.

Hermes: ironicamente deus dos comerciantes e dos ladrões. Protegia também escritores, viajantes e atletas. Percorria o mundo em incrível velocidade usando-se das assinhas de seus pés. Era conhecido como o mensageiro dos deuses. 

Dionísio: considerado o oposto de Apolo. Enquanto Apolo era o deus da razão, Dionísio era o deus do vinho, das festas, do exagero, da bebedeira e da comilança. Há quem diga que nós somos uma mistura de Apolo e Dionísio, de equilíbrio e loucura. 

Quando deuses e humanos tinham filhos juntos nasciam os semideuses, dos quais alguns se tornaram heróis. Hércules, por exemplo. Os deuses também se relacionavam com outras criaturas não humanas e criavam os seres mais diversos e poderosos. Um dos quais já falei aqui é o centauro, filho de Zeus e a ninfa Filira.

Na terra reinavam Deméter, que protegia os agricultores e as colheitas, Dionísio, protetor dos vinhedos. Nos mares, reinava Posêidon. No reino dos mortos, no interior da terra ficava Hades.
Para conhecer a vontade dos deuses, os gregos interpretavam certos sinais- os presságios- ou dirigiam-se aos Oráculos, isto é, a santuários nos quais os sacerdotes respondiam as consultas feitas ás divindades.


Você irá gostar

Deuses Greco-Romanos ( guia útil para semideuses e olimpianos)
4/ 5
Oleh