quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Artigos Relacionados × +

Postagem Especial: Entrevista com o Autor e Sorteio do livro Delirium

- Minha Visão do Autor e da Obra -

Carlos Patricio, o autor de Delirium, têm a capacidade de fazer contos com maestria. Ele nos leva da sanidade à loucura e nos faz mergulhar de cabeça no seu universo de palavras. Ele não nos poupa, seu texto é forte e audacioso. Convoca o leitor a pensar, o leva a duvidar do mundo e das pessoas que o cerca. É, sobretudo, uma historia para quem permite questionar-se. Sejamos então leitores críticos, questionadores.

A construção de um conto tem suas especificidades, e o autor lida bem com elas. Penso que a facilidade do conto está na limitação da sua dimensão, não precisa se estender, não é cansativo, entretanto a dificuldade no conto é justamente sua limitação. O conto precisa ser eficiente dentro do espaço que lhe é reservado. Precisa ser satisfatório em conteúdo e atrativo à curiosidade. Não pode se atropelar. Deve ser auto-suficiente. Assim, escrever um conto não é tarefa fácil e Carlos Patricio trouxe para o leitor oito contos fascinantes na sua obra Delirium.

Cada estilo literário tem suas características, pontos fortes e fracos. O autor treinado saberá fazer o melhor uso das palavras dentro do gênero que escreve, reconheça ainda seu leitor (é preciso haver uma ligação entre o autor e o leitor, por mais que numa perspectiva física ambos nunca se encontrem, especialmente pelo fato claro de que o livro tem de primeiro ser escrito para depois ser divulgado). Então, para cada um de nós que almeja o titulo de Autor Reconhecido, aumentar esse dialogo é imprescindível. Vamos melhorar nosso trabalho com dedicação, não apenas com tempo. Gosto da sensação que o conto me trás, da certeza que a trama se resolverá logo e terei meu orgasmo literário rápido e valoroso. Ah, mas é claro não é qualquer um que pode fazer um bom conto, e contos ruins só causam aborrecimento ao leitor.

Pretendia destrinchar o livro de contos "Delirium", de Carlos Patrício. Conforme fui de encontro a cada uma de suas narrativas, analisei a dança das palavras e fui entrando em cada porta que se abria. Desejei assim fazer mais do que uma simples viagem, uma verdadeira invasão do mundo delirante que o autor apresenta. Vejo nessa leitura intima a oportunidade de degustar todas as letras ofertadas e experimentar as sensações escondidas atrás de cada titulo. Assim segui até esgotar todo o livro que hoje trouxe para apresentar à vocês.

A arte do livro foi muito bem trabalhada. As ilustrações impressionantes de Cassio Gois me lembram da capa negra de um dementador, essencial na construção da representação da figura. Casou tão bem com os contos que não seria exagero dizer que um não seria completo sem o outro, embora individualmente cada qual contenha sua magia. Como se cada passagem de um conto para o outro fosse vigiada por um intrigante guardião de portal, a figura ali plantada pelo ilustrador.



Titulo: Delirium

Autor: Carlos Patricio

Ilustrador: Cassio Gois

Edição: I
Editora: Página 42 Editora

Ano: 2014

Paginas: 228



Para falar com o autor e mesmo saber como adquirir o livro:


- Papo com o autor-




Trouxe para vocês uma entrevista que fiz com o autor, aproveitem para conhecer um pouco mais desse sujeito talentoso.


---Fale-nos um pouco de você, quem é o sujeito Carlos Patricio?

(Carlos P.) Um sujeito que tenta colocar sempre o racional acima do emocional, porque a emoção nos engana e a razão nos faz agir certo e com menos chances de um posterior arrependimento. No entanto, na teoria é sempre mais fácil, e como digo na apresentação de Delirium, “como todo ser humano revezo momentos de lucidez com diversos e ‘reais’ delírios”. 


--- O que o move, inspira e diverte? 

(Carlos P.)Contrastes. Rock pesado e lutas, mas também yoga e meditação.

 --- Qual sua formação? 
(Carlos P.)Fiz administração por cinco anos, mas me arrependo. Gostaria de ter feito psicologia ou algo voltado à literatura ou alguma ciência. 

--- Como se da à relação entre você e a literatura?

 (Carlos P.) Leio todo dia, todo tipo de livro: terror, ficção, poemas, ciência...

 --- Quais são seus livros publicados?

(Carlos P.) Participei de cinco antologias, mas Delirium é minha primeira obra solo.

 --- Que elementos você considera importante na construção de um personagem? 

(Carlos P.)Definição de caráter e personalidade, aparência, preferências, mas também um pouco de imprevisibilidade. Contudo, ainda preciso amadurecer nesse ponto. 

--- Quais são os livros que inspiram sua vida? 

(Carlos P.) Recomende-nos alguns. Na ficção cientifica, Aldous Huxley com os livros Admirável Mundo Novo, A Ilha e Portas da Percepção, e o nacional Estevan Lutz com O Vôo de Icarus; na ciência, com Sam Harris, Richard Dawkins e Carl Sagan; no terror Stephen King, principalmente com A Coisa, Saco de Ossos, Rose Madder e Jogo Perigoso. Gosto também do estilo de Ítalo Calvino, e Rubem Fonseca, que estou conhecendo agora... Entre outros. 

--- O que significa para você esse efeito mágico que a leitura causa nas pessoas? 

(Carlos P.) Aprender a enxergar o mundo sob novas perspectivas e aprender a degustar cada palavra e frase estimulando a imaginação a partir delas, o que é único.

 --- Como você enxerga o crescente interesse pela literatura nacional por parte dos jovens? 

(Carlos P.)Acho que, em parte, é um fruto da internet e a divulgação do conhecimento que ela permite. O que faz os jovens aprenderem cada vez mais, e sobre o assunto que preferem. Isso estimula a ir cada vez mais a fundo no aprendizado e o gosto pela literatura é uma consequência.

--- SORTEIO!- LIVRO AUTOGRÁFADO

Finalizo a postagem de hoje com o sorteio do livro Delirium, do autor Carlos Patricio.
Para participar da sorteio precisa seguir cada uma das regras e inscrever-se no link do sortei-me.

É imprescindível a realização de todas as ações descritas para participar. O ganhador deve obrigatoriamente ter endereço dentro do Território Brasileiro para receber o premio, do contrario sua participação será anulada. Será realizado na data de 17/10/2015 (sábado) ao meio dia.


Regras: 



- Compartilhar a IMAGEM da promoção no Facebook em modo público ( a imagem oficial está na pagina cabeças de abóbora, deve ser compartilhada por lá)

- Marcar três amigos na postagem da promoção na página;
- curtir as páginas no Facebook: Cabeças de Abóbora e Borboletas no Papel
 - Clique no Link do Sorteie-me aqui

Você irá gostar

Postagem Especial: Entrevista com o Autor e Sorteio do livro Delirium
4/ 5
Oleh