domingo, 16 de agosto de 2015

Artigos Relacionados × +

Integração Escola/Hip Hop/Funk

Hoje quero falar como professor (que sou). Tenho uma pagina no Facebook com o mesmo titulo dessa postagem e desejo hoje esclarecer e justificar sua existência. Fala-se muito nas salas de aulas de cursos de Pedagogia sobre a “valorização da identidade e conhecimentos que o aluno trás consigo”, ENTRETANTO na pratica isso não acontece, ou acontece em pouquíssimos casos que se comparados ao numero de classes escolares que temos em todo pais, e mundo, torna-se um numero tão mínimo que evidencia que o Sistema Educacional ( mais uma vez) falha.



Mas então, como se pode valorizar a identidade do aluno e o que relação tem isso com o hip hop e o funk? Bom, o como pode gerar algum trabalho, mas o “porque” é evidente: esses ritmos musicais pertencem à realidade de muitos alunos. Para levar esses ritmos para o contexto pedagógico o professor precisa antes de qualquer coisa ter a mente aberta e procurar exterminar seus próprios preconceitos, a partir daí ele deve atuar como pesquisador, procurar na letra das musicas usos possíveis para a sala de aula.

Podem-se desenvolver atividades de língua portuguesa com analise das letras, de filosofia/sociologia/formação humana com discussões sobre as musicas, e se estender as outras disciplinas de acordo com o que a musica permite.

Quando o aluno percebe que a Escola reconhece sua identidade ele se sente pertencente a ela. A distância que a Escola Tradicional mantém de tudo que classifica quase religiosamente como “mundano” só tente a afastar também o aluno e fazer com que ele tenha a escola como um ambiente hostil e até alienante (é importante perceber aqui que um conflito é causado por esse distanciamento, se a escola não se abre pro novo ela fecha as portas para seus alunos).

Fizemos no ano de 2014 na escola que eu trabalho duas ações. Primeiro mantivemos diversas rodas de conversa sobre preconceitos que iniciavam-se ouvindo e discutindo musicas de Flavio Renegado e por fim fizemos um Show de talentos onde os alunos puderam se expressar e destacar “sendo como são”. Eu já imaginava que alguns iriam querer dançar funk, felizmente em acordo com a diretora eles puderam apresentar o “Passinho do Romano”. O resultado foi maravilhoso, um verdadeiro Show, muita emoção e representatividade para os alunos.



Visite a pagina clicando aqui

Você irá gostar

Integração Escola/Hip Hop/Funk
4/ 5
Oleh