quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Artigos Relacionados × +

Apresentação de Teatro infantil: O Rei Tirano

APRESENTAÇÃO TEATRAL:
O REI TIRANO
(INSPIRADO NA OBRA MACBETH DE WILLIAM SHAKESPEARE)


(NARRADOR) ERA UMA VEZ UM REI TIRANO, MALVADO, CHAMADO DUNCAN!  E UM POVO ALEGRE QUE DE SOFRER JÁ ESTAVA CANSADO! O REI TIRANO SABIA QUE SEU POVO QUERIA TOMAR SUA COROA. ENTÃO ELE PROCUROU AS TRÊS BRUXAS MAIS JOVENS E PERVERSAS E PERGUNTOU:

(REI) Ó BRUXAS, Ó BRUXAS, COMO ME FARÃO UM REI AINDA MAIS PODEROSO?

(NARRADOR) AS BRUXAS PERSÉFONE, MORGANA E ÁRTEMIS RESPONDERAM:

(BRUXAS) FAREMOS UM FEITIÇO, UM FEITIÇO DE PODER. E LANÇAREMOS SOBRE O SENHOR!

(NARRADOR) ENTÃO AS BRUXAS FALARAM AO MESMO TEMPO QUASE CANTANDO:
(BRUXAS) AGORA COMO ELFOS E FADAS CANTAI À VOLTA, DE MÃOS DADAS, PARA QUE O ENCANTO SE COMPLETE.

(BRUXAS) GATO MALHADO JÁ MIOU TRÊS VEZES. 

(FANTASMAS): MIOU, MIOU!

(BRUXAS) TRÊS E MAIS UMA JÁ GUINCHOU O OURIÇO.

(FANTASMAS): GUINCHOU GINCHOU!

(BRUXAS) A HARPIA JÁ GRITOU: “É HORA! É HORA!” 

(FANTASMAS) É HORA, É HORA!

(BRUXAS) ATIRAI NO CALDEIRÃO TUDO QUE FOR PODRE. JOGUE NO CALDEIRÃO SAPOS FRIOS E REMELA AMARELA. VENENO DE COBRA E PELO DE NARIZ!  COCÔ DE MORCEGO E PENA DE PERDIZ! PELE DE COBRA E SANGUE DE BARATA! PLIM, PLIM, PLIM!

(NARRADOR) AS BRUXAS DERAM UMA ULTIMA MEXIDA NO CALDEIRÃO, COM A CONCHA COLOCARAM UM POUCO DA MISTURA NO COPO MAIS SUJO QUE ENCONTRARAM E DERAM PRO REI BEBER. 

(GATA) MIAUUUUUUUUUU ( ENQUANTO O REI BEBE)

(NARRADOR)  E A BRUXA PERSÉFONE DEU SUA ULTIMA SENTENÇA.

(PERSÉFONE) FEITO NOSSO FEITO, NÃO PODERÁ MAIS SER DESFEITO! VOCÊ SÓ SERÁ DERROTADO O DIA QUE A FLORESTA MARCHAR CONTRA SEU CASTELO.

(NARRADOR) O REI FOI PARA O REINO RINDO E AINDA MAIS TIRANO!  PENSOU, JAMAIS, JAMAIS A FLORESTA IRIA MARCHAR, AS ARVORES NÃO ANDAM. O POVO SOUBE DA TRAMA, E FORAM CONSULTAR UMA OUTRA BRUXA, A MAIS ANTIGA DE TODAS QUE VIVIA NUM CAVERNA NO MEIO DA FLORESTA, O NOME DELA É YUUBYEOL.

(POVO) O BRUXA, A SENHORA MAIS SÁBIA E PODEROSA DE TODO REINO! NOS AJUDE, NOS AJUDE!

 (NARRADOR) ELA MUITO SÁBIA LHES ENSINOU O QUE FAZER.

YUUBYEOL: AMARREM FOLHAS E GALHOS EM BAMBUS COMPRIDOS, COLEM FOLHAS NAS ROUPAS E MARCHEM FLORESTA ADENTRO. QUEM DE LONGE OS VIR DIRÁ QUE REALMENTE PARECE QUE A FLORESTA ESTÁ MARCHANDO CONTRA O CASTELO. SÓ PEÇO UMA COISA, DE LORDE MACBETH SEJA FEITO O NOVO REI!
(NARRADOR) (ELA NÃO CONTOU, MAS O CAVALEIRO É FILHO DELA, TEM PLANOS FUTUROS PRA ISSO...)

(NARRADOR) REI TIRANO QUE SE ACHAVA O MAIOR E MAIS PODEROSO NEM SE DEU AO TRABALHO DE SAIR DO TRONO PARA VER O QUE ACONTECIA, ELE ACREDITAVA QUE NINGUÉM JAMAIS O DERROTARIA. ENTÃO ACONTECEU: DE REPENTE O POVO CHEGOU, PELA PORTA DO CASTELO PASSOU E TOMARAM A COROA DO REI. A COROA FOI ENTREGUE AO CAVALEIRO DE ARMADURA AZUL CELESTE QUE A PARTIR DE ENTÃO O REINO GOVERNOU!


ELENCO:
REI DUNCAN: PABLO ERICK
BRUXAS:
·         PERSÉFONE: THAYNARA/ MORGANA: KETELEN;/ARTEMIS: GLAYCE/ YUUBYEOL: EMILIY

FANTASMAS: MIGUEL / THAUAN
GATA: EVELLYN
LORDE MACBETH: GIOVANE

POVO: ANA LUISA, ERICA, GABRIEL, JOICE, KETLYEN, MARIANY,  MATHEUS, MIQUÉIAS, NICOLE, VITOR, YTALO. 

FOTOGRAFIAS:  

CENÁRIO:

Caverna da bruxa Yuubyeol

Floresta

Torre do castelo


ELENCO

Rei Duncan, Ártemis, Morgana, Perséfone, Macbeth e Yuubyeol

Rei Duncan ( Pablo)

Bruxa Ártemis ( Glayce)

Bruxa Morgana ( Ketelen)

Bruxa Perséfone ( Thaynara)

Lorde Macbeth ( Giovane)

Bruxa Yuubyeol ( Emiliy)

--------



A peça foi desenvolvida pelo professor Augusto Junior Oliveira, sendo um texto deste professor e inspirado na obra Macbeth, de Willian Shakespeare ( diga-se a obra favorita do professor). A peça foi preparada para ser apresentada no contexto do mês do Halloween seguindo ainda a proposta curricular do quarto bimestre em artes para alunos do 2°/9: teatro. Realizou-se a apresentação na Escola Municipal Hugo Augusto Guimarães/ Ribeirão das Neves.
Aproveito para lembrar que nossa cidade tem beleza, cultura e amor. Não somos o resumo malfeito o que os jornais costumam apresentar. 

Você irá gostar

Apresentação de Teatro infantil: O Rei Tirano
4/ 5
Oleh

11 comentários

Escrever comentários
avatar
14 de outubro de 2015 16:17

Olá Augusto, que amor essa peça, eu amo ver crianças atuando peças na escola, quando a bella faz eu fico emocionada, o conto muito fofo também! Post mais que perfeito.
Bjkas
Livros, a Janela da Imaginação

Responder
avatar
14 de outubro de 2015 17:09

Eu amo Teatro! Sempre busco levar a magia dessa arte pra minha sala de aula. Tem uma outra peça que eu fiz esse ano especialmente pra uma aluna em processo de alfabetização, da uma olhada, talvez você goste : https://www.blogger.com/post-preview-auth.g?postID=2444545004571847075&blogID=5446013251999144934

Abraços, obrigado pela visita <3

Responder
avatar
15 de outubro de 2015 14:00

Que teatro simples, porém deve ter sido maravilhoso trabalhar-lo, as vezes o simples é mais bonito e aproveitoso...Sem contar que atuar com criança deixa bem mais dinâmico e atrativo.
Parabéns!

Responder
avatar
15 de outubro de 2015 15:04

Ola Augusto que elenco mais fofo, adorei e que peça maravilhosa, adorei os detalhes do cenário. ótima postagem e incentivo as crianças. abraços

Joyce
www.livrosencantos.com

Responder
avatar
15 de outubro de 2015 15:47

Oláá
Adorei o post, o elenco está uma graça hahaha muito fofa as fotos.

Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/

Responder
avatar
15 de outubro de 2015 17:07

Deu um trabalhinho montar a peça, transformar Macbeth, uma orba de Shakespeare, em peça infantil exigiu de mim muita reflexão. Amei fazê-lo! Meus alunos já estão acostumados e gostam muito de teatro.

Responder
avatar
15 de outubro de 2015 23:51

Olá, tudo bem?

Que coisa bonita de se ver. Que lindoooo. Simplesmente amei, este tipo de trabalho com as crianças tem uma importância enorme. Fora que é super divertido para eles e gratificante para os pais e professores. Vocês estão de parabéns.

Abraços.

Responder
avatar
16 de outubro de 2015 10:16

Oii,
Adorei as fotos e a inserção dos alunos nesse tipo de atividade.
E gostei do texto do teatro. Parabéns!!

beijos

Responder
avatar
16 de outubro de 2015 18:27

Adorei tudo! E depois ainda tem pessoas que falam que os clássicos são tediosos! Parabéns mesmo pelo trabalho. Inserir a criança num contexto tão rico é fundamental para que ela se torne uma pessoa reflexiva sobre o mundo a cerca.
E a carinha deles nas fotos!!! Lindos!

Abraço!

Responder
avatar
17 de outubro de 2015 14:22

Oie!
Adorei a história e o cenário! Acho incrível o modo como um teatro, mesmo o mais breve, pode passar algum ensinamento. Parabéns pelo trabalho com as crianças e pelo texto criado para a reprodução da apresentação.

Beijos,
Fernanda F. Goulart,
Império Imaginário.

Responder
avatar
18 de outubro de 2015 16:02

Oi, tudo bem?

Que amor! Eu estou trabalhando em um Centro Cultural aqui da minha cidade e estou apaixonada pelas peças infantis que vou cobrir (trabalho na Assessoria). É tudo muito lindo e encantador. O melhor é que muitas das apresentações têm inclusão de crianças cegos ou alguma outra deficiência. Acho tão tocante! Essa peça deve ter ficado uma graça, crianças são tão fofas no teatro! Eu não sou fã das obras do Shakespeare, mas só de o professor ter tido esse incentivo de trazer essa literatura para as crianças já vale demais!

Love, Nina.
http://ninaeuma.blogspot.com/

Responder