quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Artigos Relacionados × +

Peter Pan (Filme)


Peter (Levi Miller) é um garoto de 12 anos que vive em um orfanato em Londres, no período da Segunda Guerra Mundial. Um dia, ele e várias crianças são sequestradas por piratas em um navio voador, que logo é perseguido por caças do exército britânico. O navio escapa e logo ruma para a Terra do Nunca, um lugar mágico e distante onde o capitão Barba Negra (Hugh Jackman) escraviza crianças e adultos para que encontrem pixum, uma pedra preciosa que concentra pó de fada. Em pleno garimpo, Peter conhece James Hook (Garreth Hedlund), que tem planos para fugir do local.


Há uma sensação difícil de descrever em apreciar novamente os nossos sonhos infantis! Peter Pan povoou parte do meu imaginário na infância e se manteve comigo por todos esses longos anos. O menino que não cresceu e que não irá crescer. Nutre a ideia da eterna criança e dentro disso há duas maravilhas pra mim: o ser eterno e o ser criança. A produção desse filme conseguiu reviver no espectador toda essa magia. Levando-o ao encontro de um Peter Pan realmente criança, com emoções a flor da pele e o impeto necessário para a vitória. Peter é um verdadeiro pan: um guerreiro. Embora seja um menino tão jovem não quer dobrar os joelhos pro mundo e ainda assim se reconhece como um ser que pensa, sente medo e treme ao ser testado. 



A proposta do novo filme é trazer para o espectador as coisas que aconteceram antes da historia que conhecemos. Vemos Peter num orfanato cuidado por freiras cruéis e dentro do período da Segunda Guerra. A freira que comandava o orfanato, além de ser bater e roubar alimentos das crianças, vendia órfãos para os piratas que os levavam para trabalhar nas minas de pixum (pó de fada). O ambiente do orfanato é hostil e tem aquele peso cruel que o nazismo trouxe, uma sombra fria e úmida envolvida por explosões e medo. 

O vilão aqui é Barba Negra, um pirata excêntrico e ambicioso. Em sua ânsia pelo pó de fada ele mantém os órfãos nas minas como escravos. Os que desobedecem ele joga da prancha em seu navio voador. Peter no seu jeito impetuoso acaba à caminho da prancha, mas surpreende a todos com um reação divertida e corajosa ( isso após ser chutado pelo vilão), Peter pode voar. Barba negra informa Peter da uma profecia do povo das tribos, na qual um garoto que voa comandaria as fadas e o derrotaria. O pirata testa a coragem de Peter e o confina numa prisão.

As minas não são tão diferentes do orfanato o clima de competição impera. Vemos pessoas que estão nas minas a muito tempo, crianças órfãs de outrora. Gancho ainda não é o temível Capitão Gancho! Ele foi apresentado como outro escravo da mina, e tornou-se companheiro e amigo de Peter Pan na fuga e nos conflitos que se seguiram. Para a fuga, gancho usa uma bomba e explode a parede da sela onde estava Peter e partem em busca e um navio voador. Gancho tem um desejo declarado de fugir da Terra do Nunca e ir de encontro a seu "lar". Os conflitos desenvolvidos na história e a aproximação dele com a Princesa Tigrinho o fazem refletir sobre suas ideias, aproximando-o ainda mais do "lado bom da força". É curioso porque os espectadores que conhecem a história já vem com o pensamento de que em algum momento Gancho se tornará vilão, seja qual for esse momento o filme nos permite ver além do bem e do mal, nos deixa ver um Gancho e um Peter que são simplesmente humanos, mesmo cercados de toda magia.

Peter é um menino audacioso, tem medo de altura, assume-se como imperfeito e passível de falhas, mas enquanto se descobre e encontra sua confiança ele vai desenvolvendo sua postura de herói que nunca deixará de ser criança. Peter é filho de uma humana e um príncipe das fadas! Enquanto ainda estava no orfanato ele encontra uma carta deixada por sua mãe, após a fuga das Minas é atrás dela que ele deseja ir. As poucas informações que ele tem o levam a procurar pelo povo das tribos. Inicialmente eles são apresentados como um povo guerreiro que já derrotou muitos piratas. Fazem malabarismos e são habilidosos com lanças. Quando descobrem que Peter pode ser a criança da profecia elas o desafiam a provar-se voando. O problema é que Peter precisa acreditar em si mesmo para poder voar e isso se torna um desafio. 

No filme aparecem alguns animais e seres fantásticos. Temos crocodilos gigantes ( fiquei imaginando se algum comeria a mão de Gancho) e belas sereias ( interpretadas por Cara Delavigne). A fadinha Sininho aparece no final do filme quando heróis e vilões entram em combate no reino das fadas. Peter tem então de acreditar em si mesmo para vencer seu inimigo.


Todo amante da fantasia pode sentir-se bem diante desse filme, a preciosidade do encanto está ali. Além disso acontece algo que é até típico dos filmes que contam a historia antes da historia: vemos o lado mais humano dos personagens. Vemos um Capitão Gancho que pode ser bom, vemos um Peter Pan descobrindo-se o escolhido. Recomendo o filme à todos. E peço que assistam com o coração limpo e a mente aberta. 


Foi lançado também uma edição inédita no brasil do livro chamado Peter Pan, A origem da Lenda. Para saber um pouco mais sobre esse livro clique aqui.

Algumas curiosidades: 

"Não quero!"

Ryan Gosling foi contactado pelos produtores para interpretar o Capitão Gancho, mas recusou a oferta. Já Javier Bardem recebeu uma proposta para ser o Capitão Barba-Negra, mas também não a aceitou.

"Abaixo caucasianos"
A escolha da atriz caucasiana Rooney Mara, como a personagem nativo americana Tiger Lily, desencadeou uma petição online pedindo que a Warner Bros parasse de escalar atores brancos como intérpretes de pessoas morenas/negras. A produção de elenco foi acusada de "branquear" e a petição, que inicialmente ansiou por 5000 assinaturas, teve mais de 20.000 apoiando a causa.

"Lista negra"
O roteiro do longa esteve na "lista negra" de 2013, uma listagem dos scripts "mais gostei" não-produzidos do ano.

"Peter Pan ganhou prêmio por Peter Pan"
Levi Miller ganhou um prêmio teatral aos 5 anos de idade por interpretar Peter Pan. Ele ama a versão live-action de Peter Pan (2003).

"Quase Tiger Lily"
Lupita Nyong'o e Adèle Exarchopoulos foram consideradas para interpretar Tiger Lily. As duas e Devery Jacobs fizeram teste para o papel.

"Para Zubin"
Joe Wright disse que fez este filme para seu filho Zubin.

"Substituição na composição"
Dario Marianelli, colaborador nos filmes de Joe Wright e compositor vencedor do Oscar por Desejo e Reparação (2007) e V de Vingança (2006), era a escolha original de Wright para compor a trilha de Peter Pan. No entanto, o cineasta achou as composições de Marianelli insatisfatórias e insuficientes, sendo Dario destituído da produção. Joe o substituiu pelo aclamado John Powell, indicado ao Oscar por Como Treinar o Seu Dragão (2010).

"De pai e filha a rivais"
Este é o segundo longa de Hugh Jackman e Amanda Seyfried juntos. Anteriormente, eles estrelaram Os Miseráveis (2012), como pai e filha, enquanto neste filme eles encontram-se em lados opostos.

"Em busca de Peter"
A fim de encontrar o ator certo para interpretar Peter, os cineastas observaram milhares de crianças no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Austrália, antes de descobrirem Levi Miller.

"Lançamento adiado"
Peter Pan estava originalmente programado para ser lançado em 24 de julho de 2015, mas por questões de pós-produção e mudança de compositores, o filme foi adiado para 09 de outubro de 2015, nos Estados Unidos.

"Voltando a infância"
Os pais de Joe Wright administravam um teatro de fantoches. Assim, ele viu Peter Pan como uma oportunidade de voltar a fantasia de sua infância.

"A bordo do navio chamado direção"
Joe Wright foi escolhido após a conclusão do primeiro esboço.

"Presentes em adaptações de quadrinhos"
Hugh Jackman (Barba Negra) estrelou a franquia da Marvel, X-Men; Levi Miller estará na série de TV da DC, Supergirl; e Cara Delevingne protagonizará outra produção da DC, Esquadrão Suicida (2016).


resenha: Augusto Junior de Oliveira
fonte das curiosidade: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-225884/fotos/

Você irá gostar

Peter Pan (Filme)
4/ 5
Oleh

14 comentários

Escrever comentários
avatar
16 de outubro de 2015 às 22:24

Peter Pan também fez parte da minha infância e estou muito ansiosa para assistir esse novo filme
Adorei seus comentários sobre e adorei saber algumas curiosidades
Abraços
http://myself-here1.blogspot.com.br/?m=1

Responder
avatar
16 de outubro de 2015 às 23:26

Nossa, lembrei do meu pai me contando histórias para dormir, ouvi muito Peter Pan mas filme mesmo só o clássico, esse eu ainda não vi, gostei de ver sua opinião

Responder
avatar
17 de outubro de 2015 às 16:40

oie augusto como vai?
eu quero muito ver o filme e lendo tua critica a proposta dele me lembrou um pouco uma série meio antiga, que tinha esse mesmo enredo, trazer os personagens antes da tão famosa história que já conhecemos, quero muito assistir e ter minhas conclusões.

Responder
avatar
18 de outubro de 2015 às 13:21

Oi! Tudo bem?

Acho que esse foi o post mais completo sobre o filme que eu já vi. Como disse em um outro blog, eu vi esse filme na lista do cinema, mas não fiquei com vontade de ver porque achei que seria "mais do mesmo". Eu não sabia de algumas coisas que você citou como, por exemplo, a história se passar antes do que conhecemos de PP e no período da segunda grande guerra. E eu gostei bastante das curiosidades que vc elencou =) Show!!

Beijos,

Juliana Garcez | Livros e Flores

Responder
avatar
18 de outubro de 2015 às 15:35

Olá, eu não vejo a hora de assistir esse filme, eu amo Peter Pan e acredito que essa adaptação está de tirar o fôlego, parece incrível. Pela sua resenha tenho certeza que vou amar!

Beijos

http://www.oteoremadaleitura.com/

Responder
avatar
19 de outubro de 2015 às 12:25

Augusto, quem nunca quis ser criança para sempre igual o Peter Pan? Tão bom se desse.
Ainda não assisti ao filme, mas como adoro contos de fadas estou muito ansiosa.
Muito legal eles contarem antes de tudo, gosto muito desse tipo narrativa.
Gostei muito das curiosidades.

Lisossomos

Responder
avatar
19 de outubro de 2015 às 16:13

Oi Augusto!
Assim como você, Peter Pan fez parte da minha infância. Quando era bem pequena, eu insistia em dormir com a janela aberta na esperança de que ele viesse me buscar para Terra do Nunca, rsrs.
Ainda não vi o filme, mas quero muito ver e levar meus sobrinhos pequenos, para que eles também possam sonhar com a história.

B-jussss!
http://www.quemlesabeporque.com/

Responder
avatar
19 de outubro de 2015 às 17:54

Adorei seu post!! Muito legal ficar por dentro de todas essas curiosidades que listou. Adoro as adaptações de Peter Pan e estou super ansiosa para assistir essa, que parece ter ficado incrível! Se tem o Hugh eu já quero <3
Beijos

Responder
avatar
19 de outubro de 2015 às 19:00

QUE ELENCO INCRÍVEL!
Amo a Cara e a Amanda, e se já estava louco para ver esse filme antes de saber que elas estavam no elenco, imagina agora...
Eu vendo muitos elogios para este filme e estou doido para assistir, ainda mais por adorar a história de Peter Pan!

Abraços
http://ummundochamadolivros.blogspot.com/

Responder
avatar
20 de outubro de 2015 às 16:26

Olá! Eu assisti semana passada com meu irmão, e você soube explicar exatamente a essência do filme, toda a forma que mostrou os personagens sendo o que eram antes de se tornarem o temível Gancho e Pan o garoto que não queria crescer. Também fiquei esperando comerem a mão do Gancho, mas ficou a pegada para um segundo filme se possível para explicar a transformação dele em vilão.
http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
Xoxo

Responder
avatar
21 de outubro de 2015 às 00:57

Que bacana! Ainda não assisti o filme, mas achei bem interessante essa parte da história antes da história. Gosto muito de filmes assim. depois vou pegar assistir. Super adorei a dica e a resenha ficou muito interessante! =D

Abraços!
Pensamentos Valem Ouro

Responder
avatar
21 de outubro de 2015 às 15:11

Ola Augusto Peter Pan não é um de meus personagens preferidos, mas confesso que acertaram na escolha do elenco, que menino lindo para Peter Pan, mesmo com o foco antes da história que conhecemos é um filme que deixarei passar. abraços

Joyce
www.livrosencantos.com

Responder
avatar
22 de outubro de 2015 às 11:22

Olá, não tenho muito interesse no filme. Mas acho uma boa perdida para fãs conhecerem algo um pouco diferente.
Angel Sakura
www.euinsisto.com.br

Responder
avatar
2 de novembro de 2015 às 15:37

Oie, tudo bom?
Por mais que esse filme fantástico pareça interessante, não é uma história que eu curta. Apesar disso, gostei de saber as curiosidades que você destacou no post.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

Responder