quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Artigos Relacionados × +

Milly, Molly e Melasno

A Geração Editorial publica a série de Milly, Molly de Gill Pittar. Em cada história as crianças são chamadas a uma reflexão sobre a vida. Dentre todos os livros infantis que conheço e que uso em sala de aula essa coleção é a que melhor me serve e permite um uso produtivo e diversificado. Em ocasião anterior comentei aqui no blog sobre minha aula usando o livro Milly,Molly e Papais Diferentes, podem conferir a postagem clicando aqui.  Hoje lhes falarei sobre Milly,Molly e Melasno.

Milly, Molly e Melasno
Coleção: Milly e Molly
Autora: Gill Pittar
Ilustrador: Cris Morrel
Tradutores: Tatiana Belinky e Ricardo Gouveia
Gênero: Infantil
Formato: 17 x 24cm
Págs: 24


A historia se inicia com Milly e Molly questionando Melasno, um burrinho aparentemente melancólico, se ele é feliz.  Melasno devolve o questionamento perguntando às crianças o que é a felicidade. Assim elas iniciam uma busca pelo significado da palavra. A cada pessoa que encontram no caminho lançam a pergunta “o que é felicidade?”, cada pessoa responde de acordo com aquilo que lhe trás esse sentimento. Tão diversas foram as respostas que Milly e Molly fizeram uma lista e levaram para o burrinho. Ao retornar para o amigo com a lista ele lhes informou que já havia encontrado a felicidade. Elas não entenderam bem, porque visivelmente ele não parecia estar contente, ele estava cabisbaixo e as orelhas quase tocavam o chão. Eis que o burrinho lhes conta que afinal estava feliz dividindo o capim com uma lagarta. Milly e Molly ficam surpresas, pois compartilhar não estava na lista delas. O Burrinho então as pede para acrescentar na lista e faz uma observação “Nem todos os burros são melancólicos, eles apenas parecem ser”.


Assim como os demais livros da série esse no traz algumas reflexões muito importantes em seu conteúdo e em sua última página apresenta uma proposta de uso em sala de aula. A busca do entendimento de felicidade feita pelas crianças nos possibilita enxergar a diversidade que há dentro desse assunto. Cada um de nós sabe o que nos trás felicidade, o que pode ser uma coisa diferente para cada pessoa. Vemos também diante do julgamento de aparência, Melasno nos convida a essa reflexão, não podemos julgar as pessoas pelo que parecem cada um sabe o que se passa em seu coração. Eu, como professor, considero que todas as escolas deveriam ter a série de livros Milly,Molly.

Para saber mais sobre a série podem acessar o site da Geração Editorial.

Você irá gostar

Milly, Molly e Melasno
4/ 5
Oleh