sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Artigos Relacionados × +

Recomendação Literária para Sala de Aula

Quando se pretende trabalhar com livros em sala de aula é importante que o professor tenha pleno conhecimento das obras, a fim de evitar qualquer desconforto e para que possa desenvolver e conduzir as aulas da melhor maneira possível. Para turmas de 2° e 3° ano vou recomendar hoje dois livros livros da autora Cláudia Pacce, ela já é conhecida do nosso blog e muito bem recomendada. Podem conferir também nossa entrevista com ela clicando aqui.Também trouxe dois livro da Eva Furnari para as mesmas séries/anos. Já para as turmas de 5° ano recomendamos um livro da Márcia Abreu.


Com Vontade de Voar
Editora: Moderna Literatura
Autor: Cláudia F. Pacce
Ilustração: Osnei
Faixa etária: A partir de 07 anos
Indicação: 2º Ano (EF1), 3º Ano (EF1)
Área: Ficção
Assunto: Medo, Respeito à natureza
Tema transversal: Pluralidade Cultural, Ética, Meio Ambiente

Sobre o livro:
A menina pula pra lá e pra cá no seu quintal cheio de árvores. É uma menina "livre como um passarinho", como diz a vizinha-de-cá. E é essa frase que lhe desperta a consciência de que Chico, o passarinho preso na gaiola, não pode ser feliz. A menina abre a gaiola e o deixa fugir. Depois a saudade do passarinho a faz chorar, mas em sonho ela recebe uma carta do pássaro amigo, que lhe agradece a liberdade e exalta a coragem de sua decisão. A menina acorda com o coração leve, cantando. Feliz como um passarinho. Por meio de uma história simples, conduzida com muita leveza, a autora fala de valores como a liberdade e a coragem. A linguagem combina expressões do cotidiano e gírias com passagens quase poéticas, com muitas metáforas que podem ser, sem dificuldade, discutidas e interpretadas pelos leitores.Pode ser comprado no site da Submarino clicando aqui.





     

   Varre, Vento!
Autora: Claudia F. Pacce
Páginas23
Editora: Quinteto Editorial
Sobre o Livro:
Este livro é um poema no texto e na ilustração, é um alerta para os perigos da civilização. O rio, antes de chegar à cidade, é bonito e cheio de vida, mas daí em diante ele fica doente de tanto lixo e sujeira que recebe. Pode ser comprado no site da Submarino clicando aqui.

Além desses da Cláudia  dois livros que são fáceis de comprar tem um terceiro livro da autora que eu já utilizei diversas vezes na sala de aula, entretanto ele não é mais publicado por ser de uma antiga editora, eu consegui dois exemplares na Bienal do Livro que aconteceu em Belo Horizonte-MG em 2014. Podem ver outros comentários sobre o livro clicando aqui. Ainda é possível encontrá-lo em sebos físicos ou virtuais.
Sobre o Livro: Titulo: Tatu/  Autora: Claudia F. Pacce/Ilustrações: Leninha Lacerda/ Editora: Augustus [Coleção Faz-de-Conta; v.2 ] 24 páginas.

Não Confunda
Autora: Eva Furnari
editora: Moderna Editora
páginas: 32

Na linha dos textos curtos, complementados pelas imagens, Eva Furnari propõe várias confusões, baseadas na semelhança de sons das palavras. A obra procura ajudar o pequeno leitor a se conscientizar de particularidades ortográficas.



Você Troca?
Autora: Eva Furnari
Editora: Moderna Editora
páginas: 32

Neste livro, Eva Furnari propõe diversas trocas, brincando com as palavras - na tradição dos trocadilhos - e também com a reputação de personagens como o lobinho delicado e o chapeuzinho malvado. A cada duas páginas a criança tem um texto completo que, com as ilustrações, pode divertir e satisfazer sua expectativa de leitor. Não há uma narrativa, uma trama a ser seguida, apenas quadros que procuram estimular a criatividade dos pequenos.
Os dois livros da Eva estão com desconto no site da  Livraria Cultura, aproveite para adquiri-los clicando aqui.


Vovô Gagá
Coleção Girassol
Autor: Márcia Abreu
Edição: 1ª Edição
Ilustração: Lalalimola
Faixa etária: A partir de 10 anos
Trabalho interdisciplinar: Português, Português
Indicação: 4º Ano (EF1), 5º Ano (EF1), 6º Ano (EF2)
Área: Ficção
Assunto: Alzheimer, família, velhice
Temas relacionados: Pluralidade Cultural, Ética

Sobre o Livro - Vovô Gagá
Antigamente, quando alguém ficava velho e começava a se comportar de maneira estranha as pessoas diziam que ele estava gagá. Os menos simpáticos, falavam que estava caduco. Hoje, a gente diz que a pessoa tem mal de Alzheimer. Esta é a história de um velho que está se esquecendo de muitas coisas, mas que se lembra muito bem do passado e fala o tempo todo sobre o que fazia quando era criança. Quando ele e seu neto se veem sozinhos em casa, em um feriado, partem para uma aventura em direção ao lugar onde o avô passou a infância e de onde não se cansa de falar. O garoto vai conhecer um tipo de diferente de vida e encontrar pessoas de quem jamais se esquecerá. 

O livro, no dia de hoje, está esgotado no submarino, para entrar no site da editora cliquem aqui.Temos uma postagem no blog com plano de aula para trabalhar sobre Idosos que pode ser usado com 2° e 3°/9, podem acessa-lo clicando aqui

Você irá gostar

Recomendação Literária para Sala de Aula
4/ 5
Oleh