quinta-feira, 17 de março de 2016

Artigos Relacionados × +

Borboleta Azul [Resenha]

Dentro da minha vivência de professor estou sempre procurando livros infantis que possam contribuir com minha prática na sala de aula. Tenho umas propostas de aula que eu sempre aplico e envolvem lagartas. Gosto de levar os ovos delas pra sala de aula e permitir que os alunos acompanhem o processo desde o nascimento até a metamorfose em borboleta- dentro disso trabalhamos com a questão dos seres vivos e não vivos, da transformação e da passagem do tempo. Recentemente encontrei um livro bem interessante para inserir nessas atividades, é o Borboleta Azul.


Na história encontramos uma lagarta que passa pela metamorfose transformando-se em borboleta. Inicialmente ela é um pouco desastrada e precisa secar e se acostumar com as asas e o voo. Logo ela se torna esperta a ágil e começa a alçar voos para lugares mais distantes. Em um desses voos ela conhece os seres humanos e se encanta com eles. O livro se permite mostrar que a vida tem seu percurso e fim, de modo que no termino da história a borboleta põe seus ovos e deixa a vida. Tudo isso encaixa-se bem na proposta do que ensinamos quanto aos seres:
Tudo o que existe na natureza chamamos de seres, que são as coisas que a compõe. Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais (inclusive o homem), fungos, plantas, algas, protozoários e bactérias.
A borboleta do livro faz parte de um ciclo e isso é mencionado na história. Ela tem sua vida de lagarta, transforma-se, reproduz e falece. A forma lúdica como o livro passa esse ensinamento  é muito útil a nossa pratica em sala de aula, e também interessante para as crianças em casa. A linguagem utilizada é simples e as ilustrações são muito bonitas e agradáveis. É uma obra singela que permite o desenvolvimento de ótimas ações pedagógicas.

O livro está disponibilizado no espaço publico (o que foi feito com autorização da autora), assim vou deixar um link para que vocês possam baixar este e outros livros infantis muito bons. Recomendo-os os colegas de profissão.
Download livros infantis

Aproveite também e baixe/imprima a imagem abaixo para usar na sala de aula:


Você irá gostar

Borboleta Azul [Resenha]
4/ 5
Oleh