quinta-feira, 24 de março de 2016

Artigos Relacionados × +

Estimulação Sensorial da Criança Com paralisia Cerebral

Projeto de estimulação Sensorial: Concretizando o Lúdico


A bota não serve para o bode. Será que serve para o gato?
Coleção Gato e Rato: prêmio O melhor para a criança, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Título: A Bota do Bode. Autoria: Eliardo França; Mary França. Assunto: Infantil - de 4 a 10 anos Editora: Ática Edição 20 Coleções e séries / Coleção Gato e Rato. Número de Páginas 16
Ao estimularmos sensorialmente as crianças estamos preparando-as para receber o Outro e o mundo ao seu redor. Estimulação sensorial, como a palavra em si define é a excitação dos sentidos (a saber temos quatro: tato, olfato, paladar e visão). Dentro do projeto Concretizando o Lúdico tomei como peça chave o livro A Bota do Bode, de Mary França e Eliardo França. Usando de reaproveitamento de materiais fui reproduzindo cada um dos personagens com um tipo diferente de textura, e para cada personagem foi feita uma ficha em formato retangular com a mesma textura, como pode ser observado nas imagens no final da postagem. -- Estou preparando a mesma atividade com o Livro dos Números, Bichos e Flores da Cléo Busatto, logo postarei pra vocês. 

Como foi utilizado: Duas estimulações sensoriais são priorizadas, audição e tato. O professor conta a historia para o aluno e indica pra ele o personagens, permitindo que toque cada um deles e sua respectiva ficha. Assim o aluno recebe o estimulo pela oralidade do professor, ao mesmo tempo tem o estimulo do tato, ao tocar os personagens, e constrói-se um relação entre os personagens e a textura, a criança recebe e assimila por exemplo que o coelho é o personagem que tem o corpo macio (a textura do coelho é feita de algodão). 

É importante observar que não é somente para as crianças com paralisia que este tipo de trabalho pode ser realizado, tanto crianças com outras deficiências, como crianças tipicas podem se beneficiar desse projeto. 














Você irá gostar

Estimulação Sensorial da Criança Com paralisia Cerebral
4/ 5
Oleh