sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Artigos Relacionados × +

A Casa da Arvore Mágica: O Dia do Rei Dragão

O Dia do Rei Dragão
Autora: Mary Pope
Ilustração: Sal Murdocca
Tradução: Luciano Machado
96 páginas
Livro 14 da coleção: A Casa da Arvore Mágica
Editora: Farol literário
São Paulo/ 2013
'Quem seria capaz de queimar livros?
A Casa da Árvore Mágica leva João e Aninha para a China Antiga. Lá, um poderoso imperador chamado Rei Dragão deu ordens para que todos os livros fossem queimados. Será que João e Aninha conseguirão salvar pelo menos um livro? Ou serão capturados pelos soldados do imperador?'
A coleção A Casa da Arvore Mágica se compõe de livros de fantasia voltados para o publico infanto-juvenil, onde vemos as aventuras de Aninha e João através do tempo e espaço em viagens em busca de livros e lendas perdidas. Todo mundo já ouviu falar de Morgana ‘a Fada’, a personagem dos tempos do Rei Arthur, não é mesmo? Aqui ela aparece coma uma fada bibliotecária cuida do resgate de livros em diversos lugares e períodos da história. Viajando com o poder da cada mágica João e Aninha conhecem lugares distantes, enfrentam situações perigosas e conhecem personagens incríveis.

No livro de número 14 as crianças viagens para a China Antiga nos tempos do primeiro imperador e da construção da Muralha da China. Nessa aventura divertida e perigosa as crianças precisam resgatar um livro escrito no bambu que conta a história de amor entre dois seres celestiais (relacionada a lenda das estrelas Veja e Altair). O terrível Imperador Dragão temendo que o conhecimento das pessoas desafiem seu reinado manda com que se queimem os livros da Biblioteca Imperial e ameaça a vida dos homens de letra. É então em maio ao fogo e a vigília de soldados e arqueiros que Aninha e João terão de encontrar e resgatar o livro. Fugindo das espadas e flechas as crianças acabam entrando num imenso túmulo onde sete mil soldados feitos de barro e argila mantinham-se de prontidão. Em meio a tantas esculturas de barro as crianças se perdem, para encontrar o caminho de volta elas precisam de ajuda! E como Morgana os diz “no momento de mais perigo lembrem-se de que só a antiga lenda os poderá salvar”. Não vou lhes contar o final do livro, mas recomendo que leiam essa história encantadora, e também todas as outras da coleção.

Há uma magia no livro ainda maior do que se imagina, pois ele oferta a nós, os leitores, diversos conhecimentos históricos. Nessa edição aprendemos mais sobre a seda (tão importante segredo comercial da china por um longo período), conhecemos os livros de bambu que antecederam a criação do papel e aprendemos mais sobre a escrita chinesa. A linguagem simples, o encanto da narrativa, as personalidades joviais dos personagens e as ilustrações foram construídas com propriedade para atingirem o público infanto-juvenil e atraí-los para um mundo de leitura, entretenimento e aprendizagens. Todos os elementos fazem do livro uma ótima recomendação para o trabalho em sala de aula, especialmente se contemplarmos a coleção inteira.

Para saber mais sobre a coleção acesse o site da Farol Literário.


MARY POPE OSBORNE:
Mary Pope Osborne escreveu mais de 50 livros para crianças e jovens. Em 1997, foi premiada com o Orbis Pictus americano por One world, many religions. Osborne é conselheira da Authors Guild, uma importante organização de escritores dos Estados Unidos. Antes de tornar-se escritora, Mary viajou por diversos países asiáticos, como Afeganistão, Irã, Índia e Nepal, e teve vários empregos. Atualmente vive em Nova York.

Você irá gostar

A Casa da Arvore Mágica: O Dia do Rei Dragão
4/ 5
Oleh