sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Artigos Relacionados × +

Comentando um Livro : Fugitivos ( Carlos H. Barros )

O livro a seguir ainda não foi lançado como livro físico. Felizmente o autor já me possibilitou lê-lo , então irei comentar sobre essa obra esse mês, quando o for lançado informo a vocês.; A cada capitulo editarei a postagem acrescentando as novas descobertas dentro da estória. 



Capitulo 1

Sabidamente o primeiro capítulo é responsável por envolver o leitor. É a porta para o universo que o livro traz. Somente depois de finda-lo o leitor estará dentro da estória.

O primeiro capitulo de Fugitivos (Carlos H. barros) foi um convite agradabilíssimo para mergulhar nesse universo. Foi apresentada uma premissa que desperta curiosidades, personagens cativantes e um cenário que, pra mim, faz toda diferença. Belo horizonte, a cidade da minha vida, é para onde Caio, nosso precioso protagonista, vem após a morte de seus pais. Nesta cidade ele morará com sua avó, a adorável senhora que cuida de uma banca de revistas e provavelmente vencerá a solidão da vida com a presença de seu querido neto.

Caio logo faz amizade com Jonas, um agitado garoto ruivo e depois conhece a irmã desse novo amigo, Fernanda, a menina dos olhos verdes que aceleram o coração do recém chegado. Vemos também um personagem de aparente rudez que desperta nosso alarme de perigo, o pai Jonas e Fernanda, Renato, parece o tipo de homem violento que pode fazer a vida de uma família algo infernal.

Capitulo 2

Findei o primeiro capitulo e aprofundo-me na estória. Conforme conheço mais dos personagens vou criando minhas preferências e nutrindo ódio de Renato. Como eu já imaginava, o sujeito é um crápula machista e covarde, não perde uma oportunidade de demonstrar sua superioridade subjugando sua própria família. Agride Jonas enquanto Fernanda tenta defende-lo e a Mãe, talvez por medo, se cala, omissa.

O coração de Fernanda está mexido com a chegada de caio. Será o inicio de uma paixão, quem sabe amor? A curiosidade instiga-me como leitor. 

Devo pontuar: O autor lida bem com a descrição dos personagens e lugares, o que favorece na viagem mental onde imaginamos os personagem enquanto lemos a estória. 

Capítulos 3 e 4 

Conforme nos aprofundamos na estória os personagens vão ganhando feição e desnudamos suas emoções. Caio sofre as dores do corpo e da mente, Fernanda mergulha em suas duvidas e sentimentos gritantes. Renato é aquele sujeito intragável, impossível de não se odiar.  Encontramos uma doce personagem, Bianca, irmã de Gabriel em contrapartida vemos também os malignos planos do irmão mais velho dos dois, Mauro, outro sujeito detestável que como cúmplice da maldade do pai enseja trazer mais sofrimento à Gabriel e Bianca. 

O capitulo se encerra com a proximidade do inicio das aulas, o que nos aguarda? 

Capítulos 5,6 e 7

Esses capítulos vieram repletos de emoções. As coisas boas vierem com muito brilho e encanto, as ruins vieram nebulosas e até cruéis.

O primeiro dia de Caio na escola foi turbulento, com brigas e confusões. Ganhou um de cara um inimigo impetuoso e valentão, um amigo de Fernanda que é apaixonado por ela e não perde a oportunidade de tentar demarcar território afastando o novato.

Um momento de paz e diversão irrompe em meio ao caos. Os jovens Gabriel, Fernanda, Caio e Jonas fazem um agradável, e até romântico, passeio na praça da Liberdade em belo Horizonte. Conheço bem essa praça e devo dizer: é um lugar muito agradável e propicio a unir os apaixonados. Flores, grama, um belo coreto, paisagem ideal para atrair fadas e cupidos. Tudo seria perfeito se a vida fosse para sempre como aquele dia. Infelizmente o dia acabou e todos foram para suas casas, Fernanda e Jonas apreensivos já aguardavam a possibilidade de violência por parte do pai.

Na casa de Fernanda a perversidade e o drama reinam. Fernando, o pai de personalidade doentia e covarde, faz mais uma clássica cena de violência domestica. O que reflete a realidade de muitos lares, onde o homem machista e violento agrediu os filhos na frente da esposa, que se cala por medo e desespero. Ele ameaça de ser ainda mais agressivo se chamarem a policia e afirma que a policia nunca vai acreditar nas vitimas. E sabemos como isso é comum, basta o homem ter uma boa lábia que a mulher e os filhos são coagidos pela própria policia.

Caio resolveu de ímpeto matar aula e visitar o túmulo dos seus pais, mas ele ainda não está pronto, não está forte o suficiente para isso. Fraqueja em meio a dor e lagrimas, e banhado de chuva é socorrido por Fernanda. As emoções cada vez mais fortes. Rumam para a casa de Gabriel para que Teresa não fique mais preocupada com o sofrimento do neto. As coisas poderiam ter se acalmando lá, mas não foi bem assim. Mauro indigesto e repulsivo levou à casa um amigo de igual valia que deu em cima de Fernanda. Acabaram numa briga entre Gabriel, Mauro, Caio e Wagner (o amigo de Mauro).  

Quando tudo parecia piorar para alem de qualquer conserto Fernanda foi atrás de Caio que se abriu pra ela contando os detalhes da morte de seus pais. As emoções falaram alto, os corpos permitiram se acalmar ao mesmo tempo de se entregaram ao beijo que tanto ansiavam. 


Você irá gostar

Comentando um Livro : Fugitivos ( Carlos H. Barros )
4/ 5
Oleh