sábado, 31 de janeiro de 2015

Artigos Relacionados × +

Criaturas Mitológicas Fantásticas: Centauros

Os centauros são criaturas fabulosas que povoam a mitologia grega. Também os encontramos na literatura fantástica como nos livros de Harry Potter, Percy Jackson, Narnia e muitos outros. É o simbolo do signo de Sagitário, que a proposito é meu signo, então antes da falar dos centauros no contexto do universo das sagas vou falar deles na mitologia e para isso abordarei Quíron e outros personagens que povoavam as lendas gregas. Outros seres mitológicos também tem parte de seus corpos humanos somados a outro ser, como o Minotauro, os sátiros e as sereias, mas desses falarei em outro momento.

Melanie Rinhart, em "Quíron e a jornada em Busca da Cura" nos conta um pouco da lenda: 

" Na versão mais como que descreve seu nascimento, Quíron aparece como filho Crono ( Saturno) e da ninfa Filira, filha de Oceano e Têtis. Crono encontra pela primeira vez Filira na Tessália enquanto estava à procura de seu filho Zeus, escondido pela esposa Réia que andava aborrecida com o fato de o marido devorar todos os seus filhos a medida que iam nascendo. Filira metamorfoseia-se em uma égua ( c.f Deméter com cabeça de égua) para tentar escapar de Crono, que ardentemente começou a persegui-la; Crono, por sua vez, a engana transformando-se em cavalo e, assim, consegue unir-se a ela. Dessa união nasce Quíron, o centauro, com corpo e pernas de cavalo e torso e braços de homem. Ao vê-lo, Filira fica tão perturbada que roga aos deuses ser transformada em qualquer outro ser. Os deuses anuem ao pedido, transformando-a em Tilia*. Assim, Quíron é abandonado e mais tarde encontrado por Apolo, que assume o papel de pai adotivo e , como mentor, transmite-lhe muitos ensinamentos. 

Ainda:

" A relação existente entre Quíron e os Centauros, seres míticos metade homem, metade cavalo, é descrita sob diversos prismas por diferentes fontes. Em algumas versões, ele aparece como antecessor, outras vezes como sacerdote e chefe dos centauros. Em certos textos Quíron procura tão somente a companhia deles em folguedos e festanças. A despeito da existência de varias descrições distintas sobre a própria origem dos centauros, nas duas versões mais conhecidas, eles aparecem como descendentes de Centauro, filho de Apolo e Estilbe ou Íxion e Nefele ( uma nuvem feita por Zeus à semelhança de Hera). Os centauros elegeram o Monte Pélion na Tessália como morada, e as historias sobre seus feitos narram lutas que travaram contra seus vizinhos, os Lápitas, também descendentes de Íxion. "

Em "Percy Jackson" vemos alguns centauros e um deles se chama justamente Quíron ( nos filmes interpretado por Pierce Brosnan). Vemos no personagem essa ideia de "junção do instinto animal e da razão apolínea"; é forte e sábio, guerreiro e estrategista. Os outros centauros não são retratados com as mesmas qualidades, mas sim como festeiros. 


Os centauros de Nárnia são nobres e sábios, mais próximos da discrição de Quíron, citado acima. São observadores de estrelas, com dom de cura e profecia. São leais ao rei Aslan e ferozes e valentes quando necessário. 



Para mim os centauros mais impressionante são os de Harry Potter, um pouco apagados nos filmes, mas muito mais interessantes nos livros. Temos em destaque Firenze, Magoriano e Agouro, cada qual com sua personalidade e opiniões distintas, eles e muitos outros centauros que habitam a Floresta Proibida. São inteligentes e orgulhosos e assim como os centauros de Nárnia, também observam estrelas e tem o dom de profecias. Vejamos um trecho curioso de " O livro das Criaturas de Harry Potter":

"Durante a briga na floresta, Dolores Umbridge lança o feitiço Incarcerous em Agouro, o que faz uma corda envolver o pescoço do centauro e o enforcar. Para essa cena, os designers de criaturas pesquisaram como um cavalo reagiria a essa situação. Descobriram que um humano reagiria de forma diferente de um cavalo ao ser enlaçado e preso. Enquanto um cavalo se encolheria, um humano reagiria pulando e esticando a coluna. As reações físicas de Agouro como humano animalizado fora, portando, uma mistura dessas duas reações" 


Fatos sobre centauros em harry Potter:
Primeira aparição em filme: Harry Potter e a Pedra Filosofal;
Aparição adicional em filme: Harry Potter e a Ordem da Fênix;
Localização: Floresta proibida;
Observação sobre design: os designers queriam que os centauros tivessem pelagens úmidas e brilhantes associadas a cavalos de corrida pura-sangue;
Descrição no livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, capitulo quinze: E na clareira surgiu... seria um homem ou um cavalo? até a cintura, um homem, com cabelos e barba ruivos, mas abaixo disso havia o corpo castanho de um cavalo, com rabo comprido e avermelhado.


Muitos outros livros e filmes retratam essa criatura, as vezes de forma mais branda ou mesmo como fortes guerreiros. Certamente é uma das criaturas mais nobres e imponentes da mitologia. Curiosamente temos conflitos de posições sobre a "fêmea" dos centauros. Alguns afirmam que não existem centauros fêmeas, que assim eles triam de se reproduzir com ninfas, mas há quem reproduza nos contos mulheres centauros. A menos que conheçamos centauros de verdade não poderemos definir qual versão é mais ou menos confinável. 


Fontes: 

Revenson, Jody / 'O livro das Criaturas de harry Potter' _ . 1° edição. Editora: Galera, Rio de Janeiro, 2014.

Reinhart, Melanie/ Quíron e a Jornada em Busca da Cura: uma perspectiva astrológica e psicológica. Tradução: Patricia Vóeux- Rio de Janeiro, Rocco, 1993. p 36 e 37


Notas: Tilia: De acordo com Grimm, a flor dessa árvore faz com que os herois adormeçam num sono encantado, isto é, "percam sua alma" ou tornem-se inconscientes. Isso prenuncia o tema do novo despertar da individualidade representado pelo planeta Quíron na carta natal. Desde a época clássica a flor da tilia também tem sido utilizada como tônico. A casca interna era empregada como tabuinha para escrever e, quando cortada em tiras, transformava-se em instrumento divinatório. O nome Quíron provém da palavra grega Cheir, que significa "mão" e sua filha era profetisa. 

Você irá gostar

Criaturas Mitológicas Fantásticas: Centauros
4/ 5
Oleh

10 comentários

Escrever comentários
avatar
31 de janeiro de 2015 às 20:55

Olá, Augusto! Tudo bem?

Simplesmente fiquei encantado com a postagem, adoro essas criaturas mitológicas e aprendi a gosta-los com o Percy Jackson, apesar da adaptação a maioria das pessoas não terem gostado, eu gostei em algumas partes, QUÍRONNNNNN PERSONAGEM MASCULINO PREFERIDO <3. O bom é que esses seres estão sempre presentes em algumas obras literárias, não é mesmo? Sou extremamente apaixonado pelo universo de Nárnia, e tenho muita curiosidade em apreciar a escrita do Lewis (pois só assisti os filmes, acredite rs). AHHHHHHHHH EU LEMBRO DESSA PARTE DOS CENTAUROS NO ORDEM DA FÊNIX HUAHUAHAUAHU. Adorei a postagem <33
Abraços!

Responder
avatar
31 de janeiro de 2015 às 20:57

Gostei muito do post. Adoro criaturas fantásticas e acho sempre bom conhecer um pouco mais sobre o assunto. Nunca pesquisei muito sobre centauros e foi bom poder saber um pouco mais sobre eles!
Vou acompanhar o blog e ficar de olho em outros posts sobre criaturas fantásticas que você venha a publicar! :)

Beijosss
http://bookspoison.blogspot.com.br/

Responder
avatar
31 de janeiro de 2015 às 21:43

Olá, Augusto!
Ótimo texto! É muito bom a gente ficar sabendo um pouco mais sobre os séries que estão presentes em tantos livros. Os centauros são, com certeza, uma das criaturas mitológicas que mais chamam atenção.

Abraço!

Responder
avatar
31 de janeiro de 2015 às 23:16

Oi Augusto!

Que post curioso! Foi muito bom conhecer mais sobre Centauros.
Eu não havia reparado, até ler aqui e agora, em centauros fêmeas. Acho que não vi nenhuma nem li sobre nenhuma.
A Mitologia grega é um tanto complexa em alguns pontos. Comprei o livro de Ouro da Mitologia e ainda não o li.
Gosto muito da figura dos centauros no livros de Harry Potter, mas nos filmes eles perderam mesmo seu brilho.
Enfim, centauros são mesmo muito nobres e já vi pessoas os confundindo com o terrível e sanguinário Minotauro. Posts assim ajudam a limpar a barra dos honrados seres.

Abraço e parabéns pelo blog!

Responder
avatar
1 de fevereiro de 2015 às 00:06

Oie, Augusto! Tudo bem?
Para mim, a caracterização de Percy Jackson e Narnia para centauros são muito mais fieis ao modo como imagino. Em Harry Potter, nos filmes eles ficaram selvagens até demais. Lembro que nos livros eram mais civilizados e mentes brilhantes, um deles até foi professor de Astronomia, certo? Pra mim assim que os centauros têm de ser.
Ah, quando digo que gostei da caracterização de PJO, me refiro apenas ao Quíron, tanto nos livros quanto nos filmes. Agora os "primos selvagens" dele que são citados nos livros... Odiei. Ou são ignorantes e babacas, ou bobos e burros. Não! Centauros não são assim. São nobres, inteligentes e geniais. Assim que têm de ser retratados u.u
Com carinho,
Celly.

http://melivrandoblog.blogspot.com/

Responder
avatar
1 de fevereiro de 2015 às 00:50

Oii, tudo bem?
Eu sou fascinada por mitologia, mas vergonhosamente nunca parei para me aprofundar no assunto.
Adorei seu post...me deu vontade de assistir As Crônicas de Nárnia, rsrs
Bjs

http://a-libri.blogspot.com.br

Responder
avatar
1 de fevereiro de 2015 às 02:30

OLÁ AUGUSTO!
CÁ ESTOU FINALMENTE! O texto está definitivamente incrível, eu não conhecia muito sobre os centauros e realmente descobri criaturas que não conhecia na sua totalidade. Fiquei curioso e ansioso para iniciar a leitura da saga do Percy e os Olimpianos (Comprei semana passada =D). Sempre fui fascinado pela mitologia grega e o post foi uma oportunidade de divertimento e aprendizagem de novos conhecimentos dessa literatura!

Abraços literários! =D

Responder
avatar
1 de fevereiro de 2015 às 12:20

Amei esse post, deu pra gente saber um pouquinho mais sobre centauros ><
Confesso que também prefiro os centauros da saga Harry Potter, em especial o Quíron.
E vendo os centauros de Nárnia, me bateu uma saudade do fauno Tumnus <3 Slá o motivo rsrs
parabéns pela matéria, muito boa

Responder
avatar
1 de fevereiro de 2015 às 12:45

Oi Augusto, tudo bem?
Eu adoro criaturas mitológicas, apesar de achar que algumas vezes os filmes acabem por estraga-los...
Adorei seu post, foi muito bem montado.

beijos
http://www.under-the-stair.com/

Responder
avatar
2 de fevereiro de 2015 às 10:17

Muito interessantes os pontos abordados Augusto :) Achei o post bem bacana. Pra ser sincera não sabia nada de centauros além do que as telinhas apresentam, nunca me aprofundei mais na história deles e fiquei um tanto quanto perdida nesse monte de nomes kkk mas logo me encontrei e consegui compreender mais sobre eles, muito bacana mesmo, parabéns!

www.dezenoveprimaveras.com.br

Responder