quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Artigos Relacionados × +

RESENHA: AS CRÔNICAS DE SPIDERWICK



Essa é a tal da série "ninguém lê mas eu gosto". Terminei de ler e simplesmente amei! A resenha é sobre os cinco livros da série. Espero que gostem!


Título: O Guia de Campo (volume 01)
Autor: Holly Black e Tony Diterlizzi
Editora: Rocco
Ano: 2004
Paginas: 112
Gênero: Fantasia
Nota: 10/10


Fadas, duendes, gnomos e seres fantásticos, podem estar do seu lado agora mesmo, então fique alerta! Há muito mais nesse mundo do que os olhos podem ver. Para divulgar essa informação, os irmãos Grace pediram que Holly Black e Tony DiTerlizzi transformassem a sua história em uma série de cinco livros. Tudo começa com a mudança para a casa na propriedade de Spiderwick. Desde então, a vida de Jared, Simon e Mallory Grace não têm sido fácil. O pai não mora mais com eles, Jared tem vivido confusões na escola e fatos assustadores estão ocorrendo. Jared decide explorar a velha casa. Logo descobre uma biblioteca secreta e um grande tesouro - O Guia de Campo de Artur Spiderwick para o mundo fantástico. O livro é um guia para aprender a lidar com os seres fantásticos, contém todas as informações sobre a vida, a aparência e hábitos dessas perigosas criaturas. A partir desse momento, a vida das crianças, toma um rumo inesperado e elas vivem aventuras emocionantes em um mundo paralelo, atiçando a ira de goblins, gnomos e duendes.




Título: A Pedra da Visão (volume 02)
Autor: Holly Black e Tony DiterlizziEditora: Rocco
Ano: 2004
Paginas: 112
Gênero: Fantasia
Nota: 10/10


Fadas, duendes, gnomos e seres fantásticos podem estar do seu lado agora mesmo, então fique alerta! Há muito mais nesse mundo do que os olhos podem ver. Para divulgar essa informação, os irmãos Grace pediram que Holly Black e Tony DiTerlizzi transformassem a sua história em uma série de cinco livros. No livro anterior, as crianças começavam a se dar conta do verdadeiro potencial do Guia de Campo, de Arthur Spiderwick. A adaptação deles ao novo estilo de vida na velha casa também estava bem no início. Os acontecimentos estranhos pareciam ter cessado. As coisas andavam calmas até que Simon sai à procura de sua gata e é seqüestrado por goblins invisíveis. Jared é testemunha do que acontece com seu irmão, mas ainda não sabe direito como agir. Para salvar o menino e ajudar os irmãos Grace, só mesmo a pedra da Visão, que permite enxergar todos os seres fantásticos. Agora, o que segue é uma inesquecível aventura. Jared e Mallory precisam salvar o irmão e ao mesmo tempo driblar todos os tipos de criaturas amedrontadoras. Eles também acabam fazendo estranhas alianças e conhecendo surpreendentes formas de vida.



Título: O Segredo de Lucinda (volume 03)
Autor: Holly Black e Tony Diterlizzi
Editora: Rocco 
Ano: 2005
Paginas: 112
Gênero: Fantasia
Nota: 10/10



Porque será que as criaturas fantásticas querem tanto recuperar o livro de Arthur Spiderwick? Mallory e os gemeos, Jared e Simon decidem consultar a tia-avó Lucinda - e filha de Arthur - que vive há muito internada num hospício. Para espanto deles, ela está a par de tudo o que diz respeito ao Mundo Fantástico, ao que se passa na velha mansão e conta-lhes uma coisa espantosa acerca de Arthur. Lucinda sabe muito bem da existência do Guia Prático do Mundo Fantástico e é por isso que os adverte de que devem deixar imediatamente aquela casa, mas é tarde demais!


Título: A Árvore de Ferro (volume 04)
Autor: Holly Black e Tony Diterlizzi
Editora: Rocco 
Ano: 2005
Paginas: 112
Gênero: Fantasia
Nota: 10/10


Jared está vendo dois Simon ao mesmo tempo: enquanto um remexe a bolsa de Mallory, o outro está sentado ao lado da mãe. Para piorar a situação, eles ainda têm pela frente a arriscada missão de resgatar a irmã das garras de Korting, Mulgarath e de todos os outros seres fantásticos que exigem o Guia de Campo como recompensa. Qual será a verdadeira importância desse livro? Ninguém sabe. Aumenta o mistério, aumentam também as dificuldades. É superimportante que eles cheguem a essa descoberta o quanto antes. Até porque o Guia não está mais com eles. O que, por enquanto, significa não ter uma resposta precisa para dar aos inimigos. É exatamente diante deste impasse que começa "A Árvore de Ferro", quarto e penúltimo episódio da aventura dos irmãos Grace em um universo de fadas, duendes, gnomos e outra série de seres fantásticos, que, aliás, podem estar do seu lado agorinha mesmo. Já pensou nisso? Afinal, há muito mais nesse mundo do que os olhos podem ver.




Título: A Ira de Mulgarath (volume 05)
Autor: Holly Black e Tony Diterlizzi
Editora: Rocco
Ano: 2006
Paginas: 138
Gênero: Fantasia
Nota: 10/10


Em "A Ira de Mulgarath", a missão das crianças é vencer o exército de goblins do maldoso Mulgarath, um ogro falso e cruel. As estranhas e nojentas criaturas de seu exército viraram a casa da família de cabeça para baixo e capturaram sua mãe. E o pior: Mulgarath roubou o livro mágico de Arthur Spiderwick e deseja tornar-se o mestre do mundo. Com a ajuda do gnomo Tibério, do desajeitado Gritalhão e outros seres encantados que povoam a história, conseguirão Jared, Simon e Mallory triunfar sobre as forças do mal e fazer com que o precioso guia de campo seja usado para o bem de todos?
Agora vamos a resenha dos cinco livros!


Livro 1


Uma mãe, dois filhos gêmeos - em que Jared é o personagem principal, que narra à história em terceira pessoa. Ele meio encrenqueiro, segundo sua mãe (pois o esposo da Sra. Grace abandonou a família) e Simon, o outro gêmeo que é muito inteligente e ama animais. E uma irmã mais velha, Mallory se mudam para uma casa vitoriana caindo aos pedaços que era de Lúcia, a tia-avó das crianças. Os gêmeos têm nove anos, e Mallory tem treze.
Logo que chegam a casa, os irmãos ouvem barulho dentro das paredes e acabam descobrindo um “elevadorzinho” (daqueles de levar comida para outros andares). Dentro do cubículo existe um ninho cheio de objetos como medalhas, baratas mortas... Jared, que narra à história e é tido como arteiro, entra no local e vai para um dos andares superiores onde encontra um cômodo secreto, sem portas. Nele existe uma biblioteca e o garoto acaba encontrando o Guia de Campo de Artur Spiderwick que fala sobre seres fantásticos como fadas, gnomos, trolls, diabretes, anões e elfos.
Ninguém acredita no garoto – sobre o que há no livro ser real – até que coisas estranhas começam a acontecer como Mallory - a irmã mais velha - acordar com os cabelos amarrados à cabeceira da cama, cozinha revirada e os dois ratinhos de estimação de Simon, o gêmeo inteligente e que gosta de animais, somem.
Então as três crianças fazem um novo ninho com uma casinha de passarinho e levam para o cômodo secreto (onde eles descobrem haver uma porta dentro de um armário), pois acreditam que a criatura que havia feito o ninho no “elevadorzinho” estava fazendo essas travessuras porque destruíram sua casa.
Enfim as aulas das crianças começam e semanas depois de terem deixado a casinha de passarinho na biblioteca de Artur – que foi quem escreveu o Guia no passado – eles voltam ao local e encontram um diabrete lá. Seu nome é Tibério. Ele agradece a casinha, mas manda os irmãos queimarem o livro ou jogarem fora, e em seguida às suas palavras, desaparece. Então a autora dá-nos um aviso de que a aventura apenas está começando.

Livro 2


A vida dos irmãos Grace segue normal: Mallory, a irmã mais velha treinando esgrima junto com Simon, o gêmeo inteligente.
Enquanto a garota está distraída, algo invisível puxa Simon pelas pernas e ele é arrastado para a floresta. Tibério aparece na biblioteca e avisa para Jared que seu irmão gêmeo foi sequestrado por goblins. Ele desce desesperado e corre para um tipo de casinha/estábulo com sua irmã, pois também começam a ser atacados por algo invisível. Lá encontram um tipo de monóculo estranho, e Tibério encontra em uma caixa uma pedra com uma lente. A Pedra da Visão. Jared a coloca e pode ver os goblins. E também descobre que consegue ver Tibério, pois o mesmo permite isso. Seres humanos só podem ver os seres fantásticos quando permitido por eles, ou utilizando essa pedra. É quando o garoto entrega a pedra para Mallory e a partir daí ela começa a acreditar. Eles fogem do local e são atacados pelas criaturas. Como Jared pode vê-las com A Pedra, ele vai passando instruções para Mallory de onde atacar com sua espada de esgrima (“Doze horas!” “Quatro horas!”...) e então um tipo de zunido/uivo é ouvido por todos e os goblins vão embora. Os irmãos aproveitam e vão em direção à floresta para resgatar Simon. É aí que aventura começa.
Dentro da mata eles encontram alguns desafios, como um troll. Acabam encontrando Simon engaiolado perto de uma fogueira onde os goblins estão. Eles resgatam alguns animais que estavam em outras gaiolas. Entre eles o Gritalhão, que é um trasgo. Ele dá A Visão para os garotos – uma cuspida de trasgo que os faz enxergar os seres fantásticos sem o auxílio da pedra da visão. Como no livro anterior, eles acabam voltando para casa. E ficam de castigo, pois sua mãe estava preocupada com o sumiço dos três. Eles voltam à floresta para resgatar um último animal que estava em poder dos goblins: Um grifo.

Livro 3

Nesse terceiro volume, os irmãos Grace vão visitar sua tia Lúcia no sanatório a fim de descobrir se ela tem alguma informação sobre os seres fantásticos do Guia de Artur Spiderwick. Lá eles descobrem que ela não é louca. Foi internada por tentar contar sobre as criaturas fantásticas e acharam que a coitadinha era doida. E ela conta que seu pai Artur sumiu, simplesmente desapareceu! E ele jamais iria embora deixando o Guia para trás. O que desperta nas crianças a vontade de investigar sobre isso.
Após a visita, as crianças voltam à biblioteca no cômodo secreto de Artur, e encontram um mapa da cidade. Fazem uma pequena jornada e acabam indo parar numa parte de uma floresta onde encontram alguns elfos que querem o livro para destruir. Jared acaba fazendo uma jogada de mestre para que todos possam escapar e eles conseguem voltar para casa. Além disso, descobrem que Artur está vivo, preso pelos elfos e “congelado no tempo” pela magia deles.


Livro 4


A história se inicia com uma competição de esgrima na escola dos irmãos Grace. Mallory compete, vence. Mas depois desaparece misteriosamente. Seguindo algumas pistas, Jared e Simon vão parar em uma pedreira abandonada, onde descobrem uma civilização de anões. Esses seres querem construir um mundo de ferro. Com árvores e animais de ferro, igual suas armas.
Os gêmeos são aprisionados em uma gaiola e após algumas facetas, conseguem fugir. Enfrentam cães de metal e outras coisas. E acabam resgatando Mallory que foi presa pelos anões em um caixão de vidro – isso mesmo, como a Branca de Neve.
Após finalmente conseguirem fugir da mina, eles avistam o ogro que comanda os gnomos e vários seres fantásticos: O terrível Mulgarath. Ele acaba assassinando os anões. E Jared passa mal vendo essa carnificina. Pois afinal, ele só tem nove anos.
Os goblins que seguem Mulgarath estão carregando um prisioneiro humano encapuzado. E as crianças correm para casa a fim de revelar os acontecimentos para sua mãe, já que tudo parece ter saído do controle com essas mortes.


Livro 5


Ao chegarem à propriedade Spiderwick, os irmãos Grace encontram sua casa totalmente revirada: móveis caídos, sofá rasgado, geladeira aberta com as coisas jogadas pelo chão... E não encontram sua mãe. O gnomo Tibério aparece e diz que tentou defender a casa e o livro, o Guia de Artur Spiderwick. Porém não obteve sucesso com a quantidade enorme de goblins – que acabaram levando sua mãe junto com o Guia. Também encontram Byron - o grifo que haviam salvado - tentando comer o Gritalhão no telhado. Eles salvam o pequeno trasgo.
Desesperado com tudo que vem acontecendo, Jared resolveu procurar os elfos novamente. Lá ele pede para falar com Artur Spiderwick. E alguns minutos com o tataratio são concedidos ao garoto. E depois de algumas dicas dele, os irmãos partem para um ferro velho onde existe a fortaleza de Mulgarath. Lá encontram uma vaca amamentando filhotes de dragão (?) e depois adentram a fortaleza. Facilmente encontram sua mãe... E seu pai. Isso mesmo, seu pai que os abandonou... Mas também acabam encontrando Mulgarath para uma batalha final. E a série tem um final muito legal – apesar de eu ter preferido o do filme.

Geral:

Não encontrei muitas coisas que pudessem “despontuar” a série. Apesar de não ter gostado tanto do final da série quanto do final do filme – um filme para cinco livros fininhos – eu amei a série. E ela está dentre as minhas preferidas. Juntamente com Harry Potter, Instituição Para Jovens Prodígios e Percy Jackson. Então obviamente As Crônicas de Spiderwick fica com nota 10! Amei, amei, amei!
As Crônicas de Spiderwick não é só um conto infantil, eu diria até que é infanto-juvenil.
E quanto à edição? Arrisco-me a dizer que não existem no mundo livros tão perfeitos! A editora Rocco manteve cada detalhe da versão original. Os livros possuem capa dura, a ilustração da capa em alto relevo - parecendo meio acolchoado -, a numeração do livro em baixo relevo, as lombadas dos cinco livros juntas, formando a figura da cena ápice da série. E existe uma ilustração colorida no início de cada livro, com o ponto ápice dele. A fonte é grande, a diagramação é a mais linda que já vi! Todos os livros possuem inúmeras figuras, muito bem desenhadas por Tony Diterlizzi. A quarta capa – ou capa de trás como quiser chamar – sempre tem alguma coisa (uma folha de árvore, folha de papel, galhos...) tampando a sinopse do livro. Assim não dando de lê-la por completo. E ainda, o corte das folhas é totalmente irregular. Dando um ar de livro antigo e rústico. Tudo muito bonito! Todos os livros que eu achava lindos ficaram para trás após eu conhecer essa série. É uma pena que os livros sejam tão caros. Mas ainda digo que vale muito a pena. É uma das melhores séries que já li na minha vida!

Ainda lhes mostro algumas imagens do tal Guia de Artur Spiderwick que é vendido lá fora.



























Em 2008, foi lançado uma nova série intitulada As Novas Crônicas de Spiderwick. Porém não veio para o Brasil. Foram um total de três livros. As capas são essas:






Fonte: Blog Leituras do Edu ( o blog é perfeito)
Disponível em: http://leiturasdoedu.blogspot.com.br/2013/08/resenha-10-as-cronicas-de-spiderwick.html

Você irá gostar

RESENHA: AS CRÔNICAS DE SPIDERWICK
4/ 5
Oleh

1 comentários:

Escrever comentários
avatar
5 de janeiro de 2015 21:53

Já vi o filme e gostei muito, não sabia que existia a coleção de livros! legal! vou procurar ele
costurandomeusretalhos.blogspot.com
Twitter: @costurandomr

Responder