segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Artigos Relacionados × +

Valente ( Brave)



Sou definitivamente apaixonado por filmes e livros. Animações sempre me encantaram e contos de fadas também. Infelizmente os clássicos dos contos de fadas são pra mim machistas demais, uma vez que retratam a mentalidade comum de quando foram escritos. Relevando as partes negativas dos contos confesso que A Bela e a Fera é um dos meus favoritos, por me transmite a ideia de que mesmo um ogro pode cultivar o que é belo, e que a beleza não se resume no conceito das aparências "perfeitas" como a sociedade vem propondo. Deixando isso de lado vou falar do que importa, essa tendencia a recontos e princesas com personalidades mais consistentes. Tivemos ha algum tempo a Elza do Frozen que foi encantadora, mas o foco aqui será o filme Valente, especialmente a personagem Merida. 

Resuminho do filme: 
(CONTÊM SPOILER!)

Merida é a protagonista, não está presa nos padrões tradicionais, não tem os cabelos lisos nem esta louca para encontrar o príncipe encantado. na verdade está na procura de aventuras e de descobrir seu próprio destino, sem interferências. Ela tem seu fantástico cabelo ruivo cacheado e uma desenvoltura magnifica.  Ainda não se apresenta como mulher adulta, mas como jovem em busca de crescimento e identidade. No decorrer da trama se rebela contra a ideia insistente de sua mãe para que compra as leis e aceite se casar com um dos Lordes. Esse conflito leva-a de encontroa uma bruxa na floresta, que lhe dá, à seu preço, um doce enfeitiçado que prometia fazer sua mãe "mudar". A mudança que Merida esperava era apenas comportamental, entretanto a mãe se transforma num urso. Detalhe, existe outro urso na historia, um urso violento, feroz que no passado devorou uma das pernas de seu pai, alem disso o urso oculta um segredo. Anteriormente ele foi vitima do mesmo feitiço da bruxa, que aceitou como promessa de conseguir poder, mas acabou arruinando seu reino. para livrar sua mãe de passar o resto da vida como ursa Merida deve resolver o enigma da bruxa e "remendar a união por orgulho separada". Ao fim do filme, quando seu pai tentava matar a ursa ansiando vingança e sem saber quem ela era na verdade, Merida resgata uma tapeçaria onde estavam representados ela, sua mãe e seu pai e que ela havia rasgado em outro momento anterior no filme. No fim tudo dá certo, Merida salva sua mãe do feitiço e se livra da obrigação do casamento. 

Meus comentários:


O comportamento altivo de Merida quebra paradigmas, ela não se apresenta como frágil e submissa, pelo contrario, é determinada e vai a luta pelo que acredita. Claro que tem suas fragilidades, como qualquer ser humano, mas isso em nada significa quanto ao fato dela ser uma Princesa. Toda desenvoltura dela com o arco, a determinação e aquele cabelo ruivo que me faz brincar falando que ela é uma Weasley fizeram eu me encantar com ela. E vou dizer: já vi o filme mais de vinte vezes. Sem exageros, é porque assisto muito com minha sobrinha. Além dela temos outros personagens que também tem seu brilho e são divertidos, especialmente seus três irmãozinhos atentados ( esses pimentinhas fazem a graça do filme). As musicas do filme também são muito bonitas, eu bem gostaria que montassem um DVD com só as musicas dos filmes das Disney.  


Lista de Personagens: 

MERIDA






RAINHA ELINOR



REI FERGUS



OS LORDES:

LORDE MACGUFFIN E JOVEM MACGUFFIN




LORDE DINGWALL E PEQUENO DINGWALL


LORDE MACINTOSH E JOVEM MACINTOSH



OS TRIGÊMEOS
Os trigêmeos idênticos Harris, Hubert e Hamish 


A FEITICEIRA



ANGUS
(CAVALO)


Musica que mais gostei no filme: 


O Céu Eu Vou Tocar 
(Manu Gavassi)

Ventos frios me chamando
Vejo o céu azul brilhar
As montanhas sussurrando
Que pra luz vão me levar
Vou correr
Vou voar
E o céu eu vou tocar
Vou voar
E o céu eu vou tocar

Onde os bosques tem segredos
E as montanhas imensidão
Águas guardam os reflexos
Dos tempos que se vão
Vou gostar de cada história
Meu sonho guardarei
Como o mar e a tempestade
Valente sempre serei

Vou correr
Vou voar
E o céu eu vou tocar
Vou voar
E o céu eu vou tocar

Eu vou tocar
Como o vento voar
Céu tocar

(Vídeo)


Você irá gostar

Valente ( Brave)
4/ 5
Oleh

2 comentários

Escrever comentários
avatar
27 de janeiro de 2015 às 00:11

É adorável este filme, inclusive a Disney quebrou aquele paradigma que as princesas sempre são "delicadas", "Muito Lindas" com os padrões de belezas exigidos pela sociedade da atualidade, a espera que seu príncipe encantado a salve da última torre, eu adorei este filme, minha mãe e eu passamos dias assistindo animações.

Responder
avatar
8 de abril de 2015 às 10:54

Esses é um dos filmes que mais gosto da Disney, pela questão de fugir um pouco dos "rotulos" que a maioria das princesas da tem (a de ser delicada e de passar a historia toda buscando pelo principe encantado).Isso ja esta mudando se formos ver os filmes recentes como:A Princesa e o Principe(no qual a protagonista não é princesa e é pobre) e Frozen, vc mesmo citou.Também gosto mt da Bela e a Fera.Em questão de trilha sonora a Disney esta de parabéns; só musicas boas e de qualidade.

Responder