segunda-feira, 30 de março de 2015

Artigos Relacionados × +

4° Turnê Intrínseca - Belo Horizonte

No dia de ontem (29/03/2015) tivemos a felicidade e honra de receber em belo Horizonte a 4° Turnê da Intrínseca. Foi um evento tranquilo, sem problemas organizacionais, divertido e prazeroso. Aconteceu na loja da Leitura do Minas Shopping, que até então eu não conhecia, entre 16:00 as 18:00 ( antes das dez da manhã eu já estava na porta do evento- segundo lugar na fila).

Foram-nos apresentados os lançamentos da editora, fotos, vídeos e curiosidades. Podemos esperar um 2015 de muitas novidades, livros e autores incríveis. Dentre o publico do evento encontramos leitores e blogueiros em todos os estilos e formatos. 



Como professor devo admitir que o livro que mais me interessou foi O livro Sem Palavras (The Book with no Pictures), B.J.Novak. Quanto a este não tenho a menor duvida que comprarei. Trata-se de um livro divertido voltado para crianças, mas trazendo uma ideia diferente, como o próprio nome já dita “um livro sem figuras”. Contrapõe a ideia de que livros infantis sempre sejam cobertos de ilustrações. Funciona, mas precisa de intervenção.  É a forma como o contador da historia brinca com a leitura que faz desse livro tão interessantes. Vamos encontrar neles situações onde o contador deverá fazer vozes engraçadas ou rir de si mesmo.

Outro livro que me chamou atenção foi Toda Luz que Não se Vê ( All The Light We Cannot See), Anthony Doerr. Vemos nesse livro dois personagens centrais cujas historias já impressionantes se cruzam. De um lado Marie-Laure, uma garota cega que junto de seu pai luta pela sobrevivência e do outro Werner um jovem órfão talentoso que pertenceu à juventude Hitlerista. Um romance que vai além do principio do bem e do mal, que toca no intimo do ser humanos e desperta emoções e pensamentos intensos sobre a vida e natureza humana.

Por fim me agradaram os livros com um toque infanto-juvenil ou Frank Einstein de Jon Scieszka, Os Dois Terriveis de Mac Barnett e Jory John. Há tantos outros lançamentos interessantes de autores incríveis, e alguns até bem conhecidos. Para os diversos gostos vão dos romances ao drama, da ficção cientifica ao suspense, da ironia ao bom humor.

Vejam alguns lançamentos:

As Presas (Série A Caçada- Vol.2), Andrew Fukada: Com a morte pairando sobre suas cabeças, gene e os outros humanos precisam encontrar uma forma de sobreviver na Vastidão, uma área desértica e isolada, por tempo bastante para escaparem dos predadores sedentos de sangue que os caçam obstinadamente na noite. Conforme a tênue linha entre inimigos e aliados se torna cada vez mais indistinta uma coisa fica absolutamente clara: se quiser sobreviver, Gene precisará confiar em alguém além de si próprio. Andrew Fukada oferece aos leitores uma sequencia de desdobramentos tão tensos e aterrorizantes quanto o primeiro livro da trilogia.

Caixa de Pássaros, Josh Malerman: Basta uma olhada para desencadear um impulso violento e incontrolável que levará ao suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca a reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restam apenas pouco sobreviventes, entre eles Malorie e seus dois filhos pequenos. Ela sonha em Fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão. Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de Pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma historia que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.

Até você ser Minha, Samantha Hayes: Claudia parece ter uma vida perfeita. Está grávida do bebe que sempre desejou. Vive em uma linda casa e seu marido a ama incondicionalmente. Mas James é oficial da Marinha e passa longas temporadas no mar. Para Claudia não ficar sobrecarregada com o trabalho e a criação dos enteados os dois decidem contratar uma babá. A escolhida tem ótimas referencias e parece perfeita, mas há algo nela que perturba Claudia. Quando grávidas começam a ser assassinadas na cidade, seus bebes sendo arrancados brutalmente do útero, as suspeitas se transformam em medo real.

Quase uma Rockstar, Matthew Quick: Amber Appleton, a mão e o leal vira-lata moram em um ônibus escolar. Aos dezessete anos e no ensino médio, Amber se autoproclama Princesa da esperança e é dona de um otimismo incansável. Mas quando uma tragédia faz seu mundo desmoronar por completo, ela não consegue mais enxergar a vida com os mesmos olhos. Com personagens cativantes e uma protagonista apaixonante, Matthew Quick, autor de O lado Bom da Vida e Perdão, Leonardo Peacock, constrói de forma encantadora um universo de risadas, lealdada e esperança.

Selva de Gafanhotos, Andrew Smith: Na pequena cidade de Ealing, Iowa, Austin e seu melhor amigo Robby, libertam acidentalmente um exercito incontrolável de louva-a-deus gigantes, completamente tarados e famintos. Essa é a verdade. Isso é historia. É o fim do mundo e ninguém sabe o que fazer. Com todos os elementos obrigatórios de um romance apocalíptico. Selva de gafanhotos mistura insetos gigantes, um cientista louco, um fabuloso bunker subterrâneo, muita confusão numa trama original e inusitada- e está muito longe de tratar apenas do fim do mundo.

Toda Luz que Não Se Vê, Anthony Doerr: Marie-Laure mora com o pai em Paris, perto do Museu de Historia Natural. Quando os nazistas ocupam a cidade, os dois fogem levando o que talvez seja o bem mais valioso do museu. Werner cresceu na Alemanha. Encantado com um rádio que encontrou em uma pilha de lixo, tornou-se especialista no aparelho, talento que lhe rendeu uma vaga na juventude Hitlerista e a tarefa de monitorar a resistência. Ela é cega. Ele é órfão, pelos caminhos da guerra essas duas historias vão convergir, conduzidas com intensidade e lirismo num romance sobre o bem que as pessoas podem fazer uma às outras.

Frank Einstein e o Motor Antimatéria, Jon Scineszka: Frank Einstein veio ao mundo para descobrir como as coisas funcionam, leva isso muito a sério. Em seu laboratório na garagem do avô, o menino cria as mais incríveis geringonças, entre elas os robôs Kling e Klang, que acabaram de ganhar vida. Eles não são exatamente os assistentes mais qualificados, mas estão ajudando bastante Frank quando surge em cena T.Edison – o vilão que quer roubar os robôs e usa-los em seus planos malignos. Com muita ciência, humor e ilustrações geniais, Jon Scienszka cria um universo original de aventura e ficção cientifica ao qual é impossível resistir.

O livro sem Palavras ( The Book With No Pictures), B.J Novak : É um livro de criança? É! E não tem figuras? Não! Mas como se prende a atenção dos pequenos sem desenhos? Lendo. Absolutamente tudo. E do jeito que o livro manda ( fazendo boca de macaco, cantando, com voz de robô...). O resultado são crianças  e adultos às gargalhadas, prontos para, ao fechar o livro, recomeçar tudo de novo. Porque a cada narração haverá sempre uma nova historia. Uma ideia simples e até mesmo enormemente criativa do escritos e ator B.J. Novak, conhecido do publico pela atuação na série de TV The Office, que ele também produz, dirige e roteiriza.


Os dois Terriveis, Mac Barnett e Jory John: Miles Murphy é conhecido e reconhecido por seu maior e melhor talento: aprontar. Ele é o mais arteiro da cidade onde mora. E é claro que quando a família se muda para a pacata Yawnee Valley (conhecida e reconhecida por seu maior e melhor talento: ter muitas vacas), Miles está certo que seu reinado vai continuar. Mas o trono em Yawnee já tem dono,  e ele é bom no que faz. Se a cidadezinha penava com um garoto aprontando, que se dirá com dois- e em guerra. Misto de diversão ( para filhos) e manual ilustrado antitravessura ( para os pais) o livro garante risadas do inicio ao fim. 


Você irá gostar

4° Turnê Intrínseca - Belo Horizonte
4/ 5
Oleh