domingo, 19 de abril de 2015

Artigos Relacionados × +

Universo de Harry Potter: Animagos

Se há uma habilidade no universo de Harry Potter que me fascina é a dos animagos (magos que podem se transformar em animais, comumente um animal que se ligue a alguma característica de suas personalidades), seguida da habilidade dos metamorfomagos (magos com capacidade de metamorfose, a exemplo da Ninfadora Thonks que pode brincar com suas mudanças físicas, inclusive sempre muda a cor do cabelo) e por fim a arte da transfiguração. Felarei nessa postagem apenas dos animagos, em outro momento falo

Os animagos, como já disse antes, são magos com habilidade de se transformarem em algum animal. Como uma medida de segurança todos os animagos são registrados, uma vez que poderiam cometer crimes sob o disfarce de animal. Em Hogwarts vamos encontrar alguns desses animagos, primeiramente a professora de transfiguração Minerva Macgonagall, os ex-alunos Pedro Pettigrew, Sirius Black e Tiago Potter, além da irritante e intrometida repórter Rita Skeeter. 

Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban encontramos muitas informações sobre os animagos, e só tornamos a conhecer um novo animago em Harry Potter e o Cálice de fogo. Vejamos um Trecho de HP e o Prisioneiro de Azkaban:

_ Porque... porque saberiam se Pedro Pettigrew tivesse sido um animago. Estudamos animagos com a Profª McGonagall. E procurei maiores informações quando fiz meu dever de casa, o Ministério da Magia controla os bruxos e bruxas que são capazes de se transformar em animais; há um registro que mostra em que animal se transformam, o que fazem, quais os seus sinais de identificação e outros dados... e fui procurar o nome da Profª McGonagall no registro e vi que só ouve sete animagos nesse século e o nome de Pettigrew não constava na lista” (Fala de Hermione Granger- Capitulo dezoito)

Sirius, Tiago e Pedro se transformaram em animagos ilegalmente, ainda quando estavam em Hogwarts, como uma maneira de aliviar os sofrimentos do amigo Lupin (o qual se transformava em um lobisomem por haver sido mordido ainda na infância por um lobisomem). Sob a forma de animais eles conseguiam ficar próximos do amigo Lupin mesmo nos momentos mais difíceis, onde ele teria de lidar com sua transformação medonha. Ainda em Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban encontramos as informações sobre eles: 

- Certamente. Eles gastaram quase três anos para descobrir como fazer isso. Seu pai e Sirius eram os alunos mais inteligentes da escola, o que foi uma sorte, porque se transformar em animago é uma coisa que pode sair barbaramente errada, é uma das razões por que o Ministério acompanha de perto os que tentam. Pedro precisou de toda ajuda que pôde obter de Tiago e Sirius. Finalmente no nosso quinto ano, eles conseguiram. Podiam se transformar em um animal diferente quando queriam. (Lupin fala pra Harry - Capitulo dezoito)

Cada um dos amigos recebeu um apelido de acordo com o animal em que se transforma. Esses apelidos apareceram no Mapa do Maroto e são: Almofadinhas para Sirius Black, referindo-se as suas patas macias- ele se transformava em cão; Pontas para Tiago Potter em referencia aos chifres, ele se transformava em Veado; Rabicho era Pedro que se transformava num rato ( que foi por algum tempo o Perebas do Rony) e por fim Aluado que é Lupin, numa referencia a sua condição de lobisomem em relação a lua.



A professora de transfiguração, Minerva McGonagall é uma poderosa e séria animaga e transforma-se em um gato ( com aparição no primeiro livro/filme da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal). Consta nas notas de rodapé em Os contos de Beedle, O bardo que:

A professora McGonagall, diretora de Hogwarts, me pediu que esclarecesse que ela se tornou um animago em ocorrência de suas extensas pesquisas em todos os campos da Transfiguração, e que jamais usou sua habilidade de se transformar em gato com nenhum objetivo sub-reptício, à exceção das atividades legais a favor da Ordem da Fênix, nas quais o sigilo e o disfarce eram imperativos. JKR
Nos filmes ela aparece inicialmente em Harry Potter e a Pedra Filosofal, como o gato que rondava a casa dos Durleys antes de Dumbledore entregar harry a eles. Há uma cena divertida no filme onde harry e Rony chegam atrasados na aula de transfiguração e não tendo visto a professora na sala acreditam que não foram pegos no atraso, entretanto um belo gato que estava sobre a mesa da professora revela ser na verdade ela em sua forma de animago.



Por fim vamos falar de Rita Skeeter, a reporter sensacionalista do Profeta Diário. Assim como Sirius, Rabicho e Tiago Potter, Rita também é um animago ilegal. A encontramos no livro e filme Harry Potter e o Cálice de fogo. Sua aparição no filme, embora apresente como ela pode ser irritante. Não chega nem perto de como ela aparece no livro. Por varias vezes publica noticias mentirosas ou cheias de “inventices”. Aparentemente não se importa de expor e machucar as pessoas, chegando a anunciar no jornal que Hagrid é um meio-gigante, o que causou muito alvoroço e perturbação, uma vez que há no universo de Harry Poder um imenso preconceito contra meio-gigantes. Em determinado momento do livro Hermione captura descobre que Rita é um animago e que obtém informações sigilosas transformando-se em um besouro e se infiltrando em Hogwarts durante o Torneio Tribruxo. Hermione a captura e aceita libertá-la na condição que não escreve por um ano. Skeeter se redime em outro momento ao escrever em defesa de Harry para O Pasquim. Ela é persuadida a ser gentil por Luna Lovegood, filha do editor. 

Em Harry Potter e o Cálice de fogo Rita Skeeter é apresentada da seguinte maneira:

Os cabelos da repórter estavam arrumados em cachos caprichosos e curiosamente rígidos que contrastavam estranhamente com seu rosto de queixo volumoso. Ela usava óculos com aros de pedrinhas. Os dedos grossos que seguravam uma bolsa de couro de crocodilo terminavam em unhas de cinco centímetros de comprimento, pintadas de escarlate. ( Capitulo dezoito)

No filme ( igualmente no livro) ela protagoniza uma cena onde leva Harry Potter para um armário de vassouras e ali o entrevista usando de sua pena-de-repetição-rápida. Ali enquanto ela entrevista harry e sua pena escreve a entrevista de maneira sensacionalista e absurda já podemos ver o tipo de jornalista que Rita é.


Não vou estender muito mais porque estou tentando parar de fazer postagens imensas. Só deixo, por fim, uma pergunta. Se você, caro leitor, pudesse transformar-se em um animago mais próximo de sua personalidade, qual seria? Eu acho que eu seria um coelho. 


Você irá gostar

Universo de Harry Potter: Animagos
4/ 5
Oleh

14 comentários

Escrever comentários
avatar
19 de abril de 2015 às 21:13

A ideia de 'animago', além de me remeter aos arquétipos, também me transporta para os animais totêmicos do xamanismo. As duas leituras me atraem, principalmente a espiritual... Só tenho dúvida que animal eu seria...
http://www.poesianaalma.com.br/

Responder
avatar
19 de abril de 2015 às 22:17

Oi Augusto, será que você vai me convencer a finalmente ler HP? Mas respondendo sua pergunta, eu escolheria um belo e forte cavalo, sou apaixonada por cavalos, agora, se fosse em termos de personalidade, eu não sei.
Bjs, Rose.

Responder
avatar
20 de abril de 2015 às 00:59

Confesso que eu não conheço muito do mundo do Harry Potter. Sei o que vi nos filmes e o que os meus amigos que acompanharam toda a história me contaram ou comentaram perto de mim, e por isso, eu adorei a publicação. Deu uma visão a mais no que eu já sabia.

Ligeiramente Maliciosos é o meu pedido do mês, sério! Li o primeiro livro da série e gostei bastate do enredo e da escrita da autora, mal posso esperar para poder ler esse segundo volume.

http://laoliphant.com.br/

Responder
avatar
20 de abril de 2015 às 09:38

Oi Augusto!
Estou adorando as postagens a respeito do mundo de Harry Potter, em suma, todas estão me ajudando bastante, pois tem coisas que já estou esquecendo sobre o universo do bruxo! Eu adorei ver o Sirus Black de Lobo, foi bem bacana, mas a parte que foi bem humorada é a quando o Harry e o Rony chegam atrasados (e eu me lembro direitinho dessa cena haha). Não sei qual animal eu escolheria muito bem, mas acho que em um tigre, ou algo do tipo HUAHAUAH. Adorei bastante a postagem :)

Abraços,
http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

Responder
avatar
20 de abril de 2015 às 19:25

Para mim que só assisti os filmes, seu post foi maravilhoso, pois pude conhecer mais no universo da Harry Potter. E quanta coisas legais. É fascinante esses animagos. Quando eu comecei ler o post só lembrava da cena do gato-professora. E que bom você que você a citou.

Beijos!

Responder
avatar
20 de abril de 2015 às 22:07

Oi Augusto, tudo bem?
Vou ser repetitiva e dizer que não curto HP, porém fico fascinada com o amor que vc tem pela série. É admirável!
Os animagos são bem interessantes e aquele efeito do filme (que está no gif) ficou demais.
Bjs

A. Libri

Responder
avatar
21 de abril de 2015 às 12:30

Oláá
Nossa, quanto post sobre HP leio por aqui, nunca li os livros mas realmente adoro os filmes e ainda to criando coragem pra ler os livros haha eu sei que é um crime mas tenho medo de me confundir com todos os livros e tal, mesmo assim, adooorei o post ;)

http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Beijos

Responder
avatar
21 de abril de 2015 às 18:50

Oi, Augusto.

Estou amando ler esses post a respeito do Universo de Harry Potter. Já li os livros mas creio que pedi muitos detalhes. Nem lembrava que o Tiago era animago. Nem a Rita. Achei legal seus apelidos terem algo a ver com o animal em que eles se transformavam. Eu adoraria voar e me transformar em uma ave, mas meu signo é leão e o primeiro animal que veio em minha mente foi ele.

Beijos.
Visite: Paradise Books BR

Responder
avatar
22 de abril de 2015 às 10:19

Augusto,
Adorei a postagem, sou VICIADA demais em HARRY POTTER!!!! <3
Não lembrava dessa informação do Tiago :O
Adorei os gifs!
PS.: como é possivel ter gente que nao gosta de HP??? :O
Super beijo
Gio - Clube das 6
www.clubedas6.com.br

Responder
avatar
22 de abril de 2015 às 14:01

Oi, Augusto!
Adorei demais o post. Sou louca por Harry Potter e acho os animagos incríveis. Mesmo odiando a Rita Skeeter, consigo admirá-la pela habilidade que tem. Acima de tudo admiro a Rowling por toda a sua criatividade!
Com carinho,
Celly.

Me Livrando

Responder
avatar
22 de abril de 2015 às 15:23

Muito bacana a ideia do post Augusto. Já consegui comprar os livros do HP, agora estou tomando coragem para lê-los. (eita vida corrida). Mas sobre a sua pergunta, eu seria uma borboleta. Primeiro porque este é o significado do meu nome. Segundo porque eu adoro borboletas e terceiro porque aquela transformação de lagarta para borboleta mesmo sendo algo sutil pra mim é algo incrível.

Abraço!

Responder
avatar
23 de abril de 2015 às 21:29

Oie, tudo bom?
Adorei a riqueza do seu post e me trouxe ótimas lembranças. Se eu fosse escolher um animago, seria um leão para combinar com minha personalidade e meu signo.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

Responder
avatar
3 de maio de 2015 às 12:04

Olá, indiquei você numa TAG no meu blog, espero que não se importe
http://minha-fuga-da-realidade13.blogspot.com.br/2015/05/tag-sete-dias-da-semana.html

Responder
avatar
24 de junho de 2020 às 14:26

Oi quero participa da escola pq eu gosto muito dela ia ser muito importante pra mim ela

Responder