sexta-feira, 1 de maio de 2015

Artigos Relacionados × +

Criaturas de Harry Potter: Bowtruckle (Tronquilho)

Hoje falarei dos Tronquilhos ( que parecem uns bichos-páu meio bizarros). Primeiro vejamos a definição encontrada sobre eles no Animais Fantásticos e onde habitam:



O bowtruckle (tronquilho) é uma criatura que guarda árvores, encontrável principalmente no oeste da Inglaterra, sul da Alemanha e certas florestas da Escandinávia. É dificílimo de localizar por ser pequeno (no máximo vinte centímetros de altura) e aparentemente formado por tronco e gravetos com dois olhinhos castanhos. O tronquilho, que se alimenta de insetos, é uma criatura pacífica e extremamente tímida, mas se a árvore em que ele vive é ameaçada, há quem diga que ele salta sobre o lenhador ou sobre o cirurgião-florestal que está tentando danificar sua habitação e fura os olhos deles com seus dedos longos e afiados. Oferecer bichos-de-conta aos tronquilhos os acalma por tempo suficiente para uma bruxa ou bruxo retirar madeira de sua árvore para a fabricação de uma varinha.

Trouxe também trechos do livro, assim vocês podem ver um pouco da aparição das criaturas, extraídas de Harry Potter e A ordem da Fênix, capitulo treze, paginas 213 e 214:


A professora ( Grubbly-Plank) indicou o montinho de gravetos sobre a mesa. A mão de Hermione se ergueu. (...) quando os gravetos soltaram no ar e revelaram se parecer com minúsculos diabretes de madeira, cada um com nodosos braços e pernas marrons, dois dedos de graveto nas pontas das mãos e uma cara gaiata e achatada que lembrava cortiça, em que brilhavam dois olhinhos de besouro.
-Tronquilhos – respondeu Hermione- são guardiões de árvores, em geral vivem em árvores próprias para varinhas.
-(...) Alguém sabe o que eles comem?
- Bichos-de-conta – respondeu prontamente Hermione, o que explicava por que aquilo que Harry pensara serem grãos de arroz integral estava se mexendo.- E também ovos de fada, quando conseguem encontra-los.
- Muito bem, garota, fique com mais cinco pontos. Portando, sempre que precisarem da madeira de uma árvore em que há um tronquilo alojado, é bom levar um presente de bichos-de-conta à mão para distrair ou aplacar o guardião. Eles podem não parecer perigosos, mas, se forem irritados, tentarão arrancar os olhos da pessoa com os dedos, que, como vocês veem,são muito afiados e nem um pouco desejáveis perto dos olhos.

Talvez uns bichinhos desses em nossas florestas evitassem o desmatamento ( ou os seres humanos levariam os tronquilhos a extinção...).

Você irá gostar

Criaturas de Harry Potter: Bowtruckle (Tronquilho)
4/ 5
Oleh

3 comentários

Escrever comentários
avatar
25 de maio de 2015 08:15

Oi, Augusto =) Muito legal relembrar o trecho do livro e saber um pouco mais sobre essa criatura. Gostei muito da ideia da série que você criou, de falar sobre as criaturas de Harry Potter. É um assunto que nunca me cansa haha Beijos

Responder
avatar
25 de maio de 2015 19:00

Os bowtruckle são da mesma família das árvores humanóides de O Senhor dos Anéis? Acho que não, né?! Muito interessantes esses post sobre os series dos livros fantásticos.

Beijos!

Responder
avatar
26 de maio de 2015 14:45

Oi oi!
Que legal esses posts sobre as criaturas de Harry Potter, adorei! Muito bom poder relembrar partes dos livros e até conhecer melhor sobre o universo de Hp.
Beijoss, amei!

Responder