quinta-feira, 25 de junho de 2015

Artigos Relacionados × +

A Busca de Aninha

A Busca de Aninha é um livro infantil com uma suavidade poética. Encontramos nele uma menina estudiosa e de bom coração. Ela anseia ajudar a Professora nunca tarefa, embora tenha se confundido um pouco com a “literalidade” das coisas. Aninha fala para os pais que deseja ser detetive, para assim ajudar a professora. Tudo isso se deu através de uma ala, onde a professora questionou os alunos sobre “o seu próximo”. Aninha entende que Seu Próximo é o nome de uma pessoa como o “Seu Manoel” da padaria, assim, com a ajuda de seu pai, parte na busca pelo seu próximo. Pelo caminho ela encontra e ajuda varias pessoas. Quando por fim, pensa que não conseguiria sucesso na sua busca seu pai lhe explica que “seu próximo” diz respeito as outras pessoas, neste caso exemplificou com as pessoas que eles ajudaram. 

O ‘próximo’, meu benzinho, é qualquer ser humano, não importando a cor, raça, o sexo, a idade, a nacionalidade, a religião, o time de futebol, o partido político, a classe social, entre outras coisas. Entendeu?

O livro é muito bonito, feito com ilustrações adoráveis e texto simples. Deixa na penúltima pagina a mensagem do Pai da aninha “ _ Isso mesmo, querida. Parabéns! Agora você sabe que é seu próximo. Isso que o papai está lhe ensinando, ele aprendeu com Jesus Cristo, que disse: ame o seu próximo como você ama a si mesmo; faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você, e não faça com eles o que você não gostaria que fizessem com você.



Na minha leitura em sala de aula eu suprimiria o “Jesus Cristo” simplesmente porque não gosto de ligações, mesmo que mínimas, entre Escola e Religião (seja qual for). Colocaria “... Isso que o papai está lhe ensinando, ele aprendeu com o Vovô, que me disse: ame o seu próximo como você ama a si mesmo; faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você, e não faça com eles o que você não gostaria que fizessem com você”. Para trabalhar em sala de aula com o livro pode se seguir o roteiro:

- Leitura do livro ( Pelo Professor) 

- Identificação do Nome do livro e do Autor

- Nomes e características dos personagens 

- Quais são as coisas que acontecem na historia? Qual o motivo para aninha querer virar detetive?

- Quem foram as pessoas que Aninha ajudou?

- Que é o “seu próximo”? 

- O que podemos fazer para ajudar nosso próximo?




Você irá gostar

A Busca de Aninha
4/ 5
Oleh