domingo, 21 de junho de 2015

Artigos Relacionados × +

Apataração ( Universo de Harry Potter)

Dedico essa postagem ao meu amigo Gabriel Andrade:

Nos filmes o assunto é pouco explorado, ainda assim é curioso e digno de atenção. A aparatação é mostrada, mas não devidamente apresentada ao publico, em Harry Potter e A Ordem da Fênix. Vemos que Fred e Jorge Weasley podem aparatar nas cenas em que Harry chega a ordem da Fênix. Os gêmeos simplesmente aparecem “do nada” após um pequeno estalo. Já no filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe Harry e Dumbledore aparatam para procurar o Professor Slughorn, a experiência de aparatação é descrita como desagradável, podendo causa enjoo. Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Harry, Rony e Hermione aparatam numa fuga do Ministério da Magia após pegaram a Horcrux que estava com Dolores Umbridge, entretanto Rony estruncha e acaba ferido. O filme me chamou atenção pra ideia de aparatação: poder viajar instantaneamente para qualquer lugar distante, como num teletransporte. Eu precisava de mais informações sobre o assunto, poderia procurar pela internet, mas deduzi que lendo os livros poderia falar sobre ele com mais propriedade. Vamos lá...



Lendo Harry Potter e a Ordem da Fênix obtive a informação de que é preciso passar num teste e obter o certificado para ter-se a autorização de aparatar. 

Com dois fortes craques, Fred e Jorge, os irmãos mais velhos de Rony se materializaram no meio do quarto. Pichitinho piou ainda mais baratinado que piou ainda mais baratinado do que nunca e disparou para se juntar a Edwiges em cima do armário.
(...)
_Então vocês dois passaram no teste de aparatação? _ Perguntou Harry mal-humorado.
( HPOF- pag 60)

Mesmo com a informação sobre a necessidade de um teste eu não sabia como funcionavam, se haviam aulas em Hogwarts, que as ensinaria e como acontecia o teste. Enfim, lendo Harry Potter e O Enigma do Príncipe, o assunto foi explicado em sua totalidade. 

O novo trimestre começou na manhã seguinte com uma surpresa agradável para o sexto ano: um grande aviso fora pregado durante a noite nos quadros da sala comunal.

AULAS DE APARATAÇÃO
Se você tem dezessete anos, ou vai completá-los até 31 de agosto, inclusive, poderá se inscrever em um curso de Aparatação de doze aulas semanais com um instrutor do Ministério da Magia.
Se quiser participar, assine abaixo, por favor.
Custo: 12 galeões


Alguns acontecimentos depois e enfim chega o dia dos alunos saberem um pouco mais sobre Aparatação, embora nem todos puderem fazer os testes. 
Quando Harry e Hermione Chegaram ao Salão ( Rony descera com Lilá) descobriram que as mesas tinham desaparecido. A chuva chicoteava as janelas altas e o teto encantado girava sombriamente no alto, quando eles se reuniram diante dos professores McGonagall, Snape, Flitwick e Sprout – diretores das quatro casas-, e um bruxo miúdo que Harry acreditou ser o Instrutor de Aparatação do Ministério. O bruxo era estranhamente descorado, com pestanas transparentes, cabelos ralos e um ar incorpóreo, como se uma única lufada de vento pudesse levá-lo. Harry ficou imaginando se a sua frágil compleição seria ideal para alguém que quisesse sumir. 

Wilkie Twycross era o bruxo miúdo mandado pelo Ministério da Magia para ser Instrutor de Aparatação. Ele relembrou o que Hermione Granger já deixara claro em outras passagens de Harry Potter: não se pode aparatar em Hogwarts. Abro um parênteses aqui pra dizer que nos filmes de Harry Potter e As Relíquias da Morte Dumbledore aparata em Hogwarts e ao ser questionado por Harry sobre como o fez ele apenas responde que por ser “ELE” se tem alguns privilégios, isso não acontece nos livros, nem Dumbledore aparata de Hogwarts. Há um encantamento em Hogwarts que impede que isso ocorra. Devido a necessidade da instrução o Diretor suspendeu esse feitiço no Salão principal pelo período necessário.

Os alunos se posicionam dentro de aros de madeira invocados por Twycross para iniciar as tentativas de aparatação. Ele informa aos alunos que é preciso estar atento ao que ele chama de “ três Ds”: Destinação, Determinação e Deliberação.

“Primeiro: concentre a mente na destinação desejada”, disse Twcross, “No caso, o interior do seu aro. Agora, façam o favor de se concentrar nesta Destinação.” (...) 
_ Segundo _ disse Twycross_, focalizam em sua determinação de ocupar o espaço visualizado! Deixe esse desejo fluir da mente para todas as partículas do seu corpo! (...) 
_ Três_disse Twycross_, e somente quando eu der a ordem... girem o corpo, sentindo-o penetrar o vácuo, mexendo-se com deliberação! Quando eu mandar... um...

Já era de se esperar que uma primeira aula não fosse fácil e ninguém obteve sucesso. Com sucessivas tentativas tiveram alguns problemas e em determinado momento vemos que Hermione Granger consegue aparatar. Como já citei no inicio da postagem, em Harry Potter e as Relíquias da Morte Rony estruncha (que palavra estranha). Passei a cena varias vezes no DVD pra tentar entender a pronuncia ( não tinha legenda). Pela cena vemos apenas de depois de aparatar com Harry e Hermione, Rony se encontrava ferido e sangrando com muita dor. Retornando à instrução sobre aparatação feita por Twycross pude entender:


(...) somente na quarta aconteceu algo excitante. Ouviu-se um terrível guincho de dor e todos se viraram, aterrorizados; viram Susana Bones, da Lufa-Lufa, bamboleando no arco com a perna esquerda ainda parada, a um metro e meio da distancia, onde começara. 
Os diretores das quatro Casas correram para a garota; houve um forte estampido e uma baforada de fumaça púrpura que, ao se dissolver, revelou Susana soluçante, reintegrada à sua perna, mas horrorizada. 
_ Estrunchamento, ou separação casual de partes do corpo- explicou Twycross, sem demonstrar emoção-, ocorre quando a mente não tem determinação suficiente. É preciso concentrar continuamente em sua destinação e se mexer sem presa, mas com deliberação... Assim. 
Twycross deu um passo à frente, girou o corpo com elegância mantendo os braços estendidos e sumiu em um rodopio de vestes, reaparecendo no fundo do Salão.

Algum tempo e algumas aulas depois acontece o Teste. Hermione passa, mas Rony não pode ter deixado METADE da sobrancelha pra trás. Harry não faz o teste por ainda não estar na idade exigida.

Bom, já entendemos como acontece e o que precisamos fazer para aparatar, nada fácil, não é mesmo? Não estou nem um pouco afim de estrunchar. Fico imaginando os lugares que eu iria se pudesse apartar e as pessoas que eu levaria comigo. E você, se pudesse aparatar , pra onde e com quem iria?


Você irá gostar

Apataração ( Universo de Harry Potter)
4/ 5
Oleh

9 comentários

Escrever comentários
avatar
21 de junho de 2015 às 22:10

Haha, adorei o post! Mas por incrível que pareça, eu ainda não li HP =S
Pretendo fazer isso ainda esse ano, pois amo de paixão os filmes *-*

xoxo
http://www.amigadaleitora.com/

Responder
avatar
My
22 de junho de 2015 às 00:51

Olá, tudo bem?
Posts assim me lembram o tempo em que ouvia os fãs falando estas palavras "estranhas" perto de mim e eu nada entendia. Ler mais sobre o assunto me fez relembrar algumas situações engraçadas (ou nem tanto) que os personagens já passaram por causa destas viagens.
Sucesso pro blog :)
Blog Leitura Assidua ♥

Responder
avatar
22 de junho de 2015 às 15:10

Adoro HP, e assim como a Mylane, antes de ler eu ficava do mesmo jeito, sem entender algumas palavras.
Sua explicação ficou excelente. Adorei o conteudo e como li faz alguns anos, foi bom relembrar.
Beijos.

Débora | www.emcadapagina.com

Responder
avatar
23 de junho de 2015 às 12:17

Meus parabéns pelo post; muito bem construído e detalhado! Pretende fazer mais análise sobre esse tipo de curiosidade? Seria genial.

www.itgeekgirls.wordpress.com

Responder
avatar
24 de junho de 2015 às 17:23

Olaa
É sempre bom ler alg mais de hp ja que só assisti os filmes, quero muito ler os livros mas ainda nao tive oportunidade.

Beijos
Reality of Books

Responder
avatar
L
24 de junho de 2015 às 20:00

Ai que amor esse post <3
Muito tempo desde a última vez que eu reli Harry Potter e é sempre bom relembrar algumas coisinhas.
Aparatar pra mim sempre foi uma das coisas mais legais que se pode fazer, imagina só, ir pra qualquer lugar em um piscar de olhos? Deve ser incrível!
Beijão!

Responder
avatar
26 de junho de 2015 às 13:31

Oi,
Acho HP muito incrível, demorei anos para poder começar a ler a série, e ainda só li os três primeiros.
Mas adorei sua explicação tão detalhada sobre aparatação, deve ser muito incrível poder ir para qualquer lugar desejado. Mas tem seus contras tb né?! Então acredito que eu não teria coragem de aparatar :P

Beijos!

Responder
avatar
27 de junho de 2015 às 07:46

Oii.
Também sou uma apaixonada pelo universo de Harry Potter, acho tudo muito fascinante e a autora é uma gênia, estou relendo todos os livros como faço em todas as ferias de inverno e já estou no terceiro O prisioneiro de Askaban um dos meus favoritos...
Bjs.

http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

Responder
avatar
28 de junho de 2015 às 14:45

Adorei o presente Augusto!!! Muito obrigado ♥
Aparatação é um assunto que muito me intriga; espero que chegue logo a idade para fazer este teste. Adoraria aparatar para qualquer lugar e em qualquer momento. Eu iria aparatar para o seu sítio e te fazer uma visitinha.
Mas antes disso, tenho que treinar muito e ter bastante concentração para não estrunchar. Vou me lembrar de sempre levar um pouco de essência de ditano.
"Ainda não sei como esses trouxas se arrumam com meios de transportes tão lentos"- Hagrid

Responder