sábado, 12 de dezembro de 2015

Artigos Relacionados × +

O Natal de Óz ( Teatro Infantil)

O Natal de Óz
( Inspirado na obra O Mágico de Óz/ texto adaptado por Augusto Junior de Oliveira)

Leão ( Pablo Erick) 

(NARRADOR) Era uma vez um lugar encantado onde viviam todos os tipos de criaturas mágicas. Havia um espantalho que desejava sabedoria, um leão que queria ser valente e um homem de lata que procurava mais amor. Os três eram amigos. Andavam um dia pela estrada de tijolos amarelos, um pouco tristes por não realizem seus desejos. Encontraram pelo caminho Doroth e o Mágico de Oz. Vendo que os três amigos estavam tristes, Doroth falou.

(DOROTH) Procurem papai Noel.

( MÁGICO DE OZ) Ele vai ajuda vocês a encontrarem o que precisam.

(NARRADOR) E Doroth concluiu.

(DOROTH) Ele mora no final da estrada de tijolos amarelos.

(NARRADOR) E os três amigos seguiram o caminho até o final da estrada de tijolos amarelos. Lá encontraram Papai Noel rodeado de todos os tipos de criaturas mágicas que também vinham fazer seus pedidos ou agradecer. Eles chegaram perto do Papai Noel e cada um falou o que queria. Primeiro o Espantalho.

(ESPANTALHO) Quero sabedoria!

(NARRADOR) E então o Leão.

(LEÃO) Quero ser valente!

(NARRADOR) E por fim o Homem de Lata.

(HOMEM DE LATA) Quero mais amor! 

(NARRADOR) E papai Noel respondeu.

(PAPAI NOEL) Coloquem a mão no coração e repitam comigo.

(TODOS OS PERSONAGENS) Patata, petete, pititi, pototo, pututu....

(NARRADOR) E a magia aconteceu, cada um tirou a mão do coração e se viu segurando aquilo que mais queria. 

(PAPAI NOEL) As vezes as coisas que mais queremos já estão dentro de nós!

Considerações & Elaboração:

O trabalho com o teatro infantil é indescritivelmente mágico. Eleva-se a ideia de dicada a um meio onde verdadeiramente podemos ver a clareza de aprendizagens prazerosas. Cada aluno meu pode vivenciar em diversos momentos durante o ano grandes momentos em adaptações teatrais, eles se viram brilhar. De alguma forma isso passa a ideia de que eles podem se destacar diante das adversidades da vida. E a vida nunca é fácil. Tenho um apreço especial pelo teatro que realizo nas escolas públicas porque indiretamente ele se sobrepõe a ideia que os jornais exploram todos os dias: de que preto e pobre só aparece nas mídias em noticiário de trafico e crimes.  Acredito que minhas crianças são estrelas e assim são destinados a brilhar. Na cena final da peça, assim como no conto original cada personagem encontra em si aquilo que mais queria. Na peça vesti os personagens com aventais onde na frente havia um bolso em formado de coração. Os personagens enfiaram um das mãos no bolso e retirou um objeto para representar aquele desejo. Respectivamente sabedoria ( um livro), coragem ( uma pequena espada) e amor ( vários corações unidos). Cada um que desejar desenvolver a peça pode colocar os objetos que considerar adequados. 

Todos meus alunos sempre participam das peças. Nem todos tem fala, mas sempre encaixo a turma toda. Gosto de dar papeis com fala para alunos que tem muita dificuldade de aprendizagem, assim a uma oportunidade do aluno brilhar ( e gosto ainda mais quando os pais são convidados a assistir) mesmo que não tenham os melhores resultados quantitativos em outras atividades. Há uma qualidade e uma preciosidade no trabalho do teatro que deve ser pontuada e observada. Fala muito em adequar as maneiras de avaliar os alunos, e fazemos muito isso quando falamos de alunos com deficiências, mas quase sempre os alunos que tem dificuldade de aprendizagem são prejudicados por avaliações estereis. Cada aluno-ator é um sujeito que se reconhece diante dos outros, que tem sua identidade valorizada quando vê que pode brilhar no palco ( e na vida). 

Adaptei esse ano o Mágico de Óz e Macbeth do Shakespeare para poderem ser interpretadas por crianças de 2°/9 que tem dificuldades de aprendizagem. Isso mostra que podemos sonhar alto com nossos alunos se estivermos dispostos a seguir esse caminho com eles. Podemos fazer coisas grandes e viver momentos magicos de aprendizagem e diversão. 

Apresentei O Natal de Óz na Escola Municipal Hugo Augusto Guimarães; no bairro Jardim Colonial em Ribeirão das Neves/MG. Uma escola que carrego no coração e que frequento há anos  com carinho e paixão. 

Você irá gostar

O Natal de Óz ( Teatro Infantil)
4/ 5
Oleh