quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Artigos Relacionados × +

Entrevista com a autora: Thaís Silveira Venzel



Ola, queridos leitores! Hoje vou trazer pra vocês mais uma postagem do meu projeto de incentivo a literatura nacional. Dentro dele estamos apresentando autores nacionais através de entrevistas e resenhas. Podem conferir depois as outras entrevistas no blog, é só buscar o marcador projeto PLENA no blog. A autora de hoje é a Thaís Silveira Venzel. Vocês vão poder ver pela entrevista a paixão dela pela literatura e também aprender muito sobre o tema, aproveitem bem a leitura:



1- Fale-nos um pouco de você. Quem você é? O que te move, inspira e diverte?

Bom, essa é uma pergunta que nunca tem uma resposta definitiva, pois quem eu sou muda a cada dia com as minhas experiências e meu conhecimento do mundo. Mas hoje, eu sou uma pessoa cheia de sonhos e com muita energia e disposição para realizá-los. O amor, acima de tudo é o que me inspira e me move. Estou constantemente apaixonada, e apesar do mundo em que vivemos estar longe do ideal, tento sempre olhar as coisas pelo seu lado bom e produtivo.

2- Qual sua formação?

Estou atualmente cursando Letras, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tenho cursos na área gráfica, mas nunca cheguei a aplicá-los no mercado de trabalho.

3- Como se da à relação entre você e a literatura?

Eu sou completamente apaixonada por literatura. Escolhi a faculdade de Letras por causa disso. As aulas de literatura brasileira são de longe as minhas preferidas. Mas tento não manter minha cabeça muito fechada. A acadêmia, infelizmente, tem um conceito muito restrito do que é literatura. Os livros que eu escrevo, por exemplo, nunca seriam considerados livros de teor literário. Mas não escrevo para os críticos, escrevo aquilo que eu gostaria de ler. É claro que sei valorizar as obras dos cânones literários, mas também não desconsidero qualquer livro antes de ter a oportunidade de ler e tirar minhas próprias conclusões.

4- Quais são os seus livros?

Além de Desafios do Amor, um romance adolescente que tem como foco os conflitos familiares, eu tenho dois contos publicados em antologias diferentes. Tenho o conto "Por amor", no livro de contos fantásticos Utopia, e tenho o conto "Vida de desempregado" no livro de temática livre Aquarela, ambos da editora Andross. Tenho dois outros projetos em andamento, que devem ser publicados em 2016 e 2017.

5- Como se deu sua inserção nesse universo literário? Quais desafios encontrou para publicação de seus livros e como os superou?

Sempre gostei de ler e comecei a escrever ainda muito nova. Meu primeiro livro ficou pronto aos 16 anos, e eu nunca o publiquei. Desafios do Amor, ficou pronto logo que eu completei 18 anos e seis meses depois eu banquei minha publicação. Escritores brasileiros iniciantes tem um caminho árduo pela frente. Infelizmente a literatura brasileira ainda é discriminada, apesar desse cenário vir mudando cada vez mais. A maior dificuldade foi encontrar uma editora com um preço acessível. As grandes editoras do mercado que aprovaram meu livro, cobraram um valor muito alto pela publicação. 

6- Que elementos você considera importante na construção de um personagem? 

Acho que o principal na construção de um personagem é o autor conhecer a si mesmo. Digo isso porque os mocinhos das histórias sempre terá as qualidades que seu criador mais preza, da mesma forma que o vilão sempre terá as qualidades que seu criador mais despreza. A partir disso, gosto de personagens dinâmicos, engraçados e acima de tudo, irônicos.

7- Quais são os livros e autores que inspiram sua vida? Recomenda-me algum.

Os autores que mais me inspiram são aqueles que eu conheço pessoalmente, que tenho o prazer de dividir minhas experiências e aprender com as deles. Atualmente eu faço parte da Liga de Autores Mineiros, um grupo com quase 20 autores, que se reuniu para trocar experiências. Tive o prazer de conhecer pessoas e histórias incríveis junto deles.

8- Fale-me de seus projetos futuros. Tem mais livros a caminho?

Claro que tem, sempre terá! Tenho dois projetos no forno, um livro de contos intitulado Predestinado, e uma ficção fantástica intitulado Profecia da Morte. Predestinado, já deixo avisado, não é nada romântico. São contos que trabalham o destino na vida das pessoas, seja para o bem ou para o mal. Profecia da Morte é um livro de aventura e fantasia, que envolve uma profecia milenar, um artefato tão antigo quanto a profecia, e muitas mortes.

9- O que significa para você esse efeito mágico que a leitura causa nas pessoas, especialmente nas crianças e nos adultos sonhadores?

É algo inexplicável. Acho que não tem outra palavra para descrever além de mágico mesmo. A leitura é para mim uma espécie de dimensão paralela. É capaz de levar o leitor a outro mundo e inseri-lo de tal forma lá que aquilo o mudará para sempre. Quer dizer, que leitor de Harry Potter não espera sua carta para Hogwarts até hoje? E que leitor de Nárnia não abre a porta do guarda-roupa esperando encontrar uma passagem para outro mundo? É algo que sempre estará dentro de cada leitor

10- Escolha uma frase ou parágrafo de um de seus livros para nos inspirar.

"A leitura sempre tem o poder de me levar a outros mundos e isso, às vezes, é tudo o que eu preciso no momento. Por isso ela se torna tão incrível." (Desafios do Amor, p. 46)
---

Sinopse:
Existe um lugar no universo onde as coisas são diferentes do que conhecemos. Nele, a fantasia impera de maneira surreal, de forma que criaturas antagônicas e quiméricas coexistam naturalmente e incidentes sobrenaturais façam parte do cotidiano. Entretanto, esse ideal de perfeição pode não ser assim tão harmônico. Conheça UTOPIA, onde o extraordinário é comum.



Sinopse:
Anne tinha uma vida perfeita, mas não se vive para sempre dentro de um casulo. Uma hora ou outra os desafios lhe batem à porta. Com sua inexperiência não consegue se adaptar ao mundo novo que não só lhe abre as portas, mas também a engole. 
Tudo muda muito rápido e ela se sente perdida. Aquilo que ela buscou para se salvar é exatamente aquilo que lhe afunda num buraco tão escuro quanto sua vida se tornou. 
Tudo isso é parte de um desafio ainda maior. Será que ela é forte o suficiente para acreditar que ainda existe amor?




Você irá gostar

Entrevista com a autora: Thaís Silveira Venzel
4/ 5
Oleh