sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Artigos Relacionados × +

Sala de Aula: Vamos falar de cárie?

Fui no consultório da dentista esses dias e vi uma imagem de uma jacaré com a boca aberta e caries nos seus dentes, na hora falei com ela que aquilo me dava ideias pedagógicas. Então montei e trouxe pra vocês. Dá pra usar nas aulas sobre saúde e higiene. 

"Cárie" é uma outra forma de denominar a deterioração do dente. A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo - o que come, como cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental de uso. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem. ( Site da Colgate)
Vou mostrar pra vocês o passo a passo do Menino com Cárie. Eu usei apenas materiais que já tenho aqui em casa na minha caixa de "bagunças" recicláveis, mas vocês podem fazer o Menino usando EVA ou T.N.T que vai ficar ótimo. 

A gente tem de definir sobre que superfície faremos o rosto do Menino. Eu usei papel cartão, mas podem usar um papelão pra dar firmeza e colar um papel bonita por cima. Escolhido o material pode riscar o rosto, ou fazer colagens ( pode até comprar aqueles olhinhos prontos).


É preciso agora montar os dentes de maneira que possamos encaixar as "caries" neles. Eu usei papel oficio, mas se fosse feito com T.N.T numa superfície lisa como E.V.A e usando cola quente ficaria perfeito .Quando colar os dentes lembre de usar os palitos de picolé para garantir o encaixe.


Agora está pronto, o professor pode utilizar-se do Menino com Cárie de diversas maneiras,inclusive com contação de historia. É desejável que depois de utilizar o Menino que se desenvolvam outras atividades complementares dando sequencia ao conteúdo trabalhado com ele. 



Você irá gostar

Sala de Aula: Vamos falar de cárie?
4/ 5
Oleh