terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Artigos Relacionados × +

Entrevista com o Autor: Cavalheiro Verardo



Trago para vocês mais um talentoso autor nacional que convidei para participar do Projeto Plena. Cavalheiro Verardo é um autor que domina bem as palavras e constrói com elas livros cheios de inspiração. Já consta com 12 livros publicados e vem mais livros por ai! Ele nos surpreende porque é um autor autopublicado e tem tantas obras. Lembrei-me durante a entrevista de minhas antigas maquinas de escrever, ainda guardo duas no meu quarto. Escrever nelas é uma coisa mágica. Conheçam e apreciem um pouco do trabalho e vida desse nobre autor:



1- Fale-nos um pouco de você. Quem você é? O que te move, inspira e diverte? Qual sua formação?

Meu nome é Cavalheiro Verardo Neto, sou mineiro de São Vicente de Minas, formado cirurgião-dentista. Minha inspiração é na maioria das vezes o sentimento: saudade, amor, esperança, paixão...

2- Como se da à relação entre você e a literatura?

Descobri-me amante da poesia por volta dos 16, 17 anos. Ganhei uma daquelas máquinas de escrever, onde comecei meus primeiros versos.

3- Quais são seus livros publicados? Fale-nos um pouco deles e onde podemos compra-los.

Tenho 12 livros publicados e estou publicando mais. Os atuais são: “Um poeta e sua poesia”, “Um poeta e sua poesia II”, “Um poeta e sua poesia III”, “Gostoso de ler”, “O amor transformando a vida”, “Leitura para crianças”, “O repórter esportivo e o técnico de futebol”, “Atrás das grades, tem gente”, “74 Trovas”, “Duas adolescentes”, “O abecedário”, “A revolta dos cachorros”. Somente eu tenho para vender. São livros do tipo acabamento econômico. São bem diagramados. Tenho meu próprio ISBN e todo o meu trabalho é registrado na Biblioteca Nacional.


4- Como se deu sua inserção nesse universo literário? Quais desafios encontrou para publicação de seus livros e como os superou?

Descobri naturalmente que tinha dom para escrever. Mas escrever é algo que precisamos estar sempre aprimorando. Encontrei muitos desafios, tanto na questão de preços, quanto no que diz respeitos às pessoas adquirirem. Porém depois encontrei um jeito razoável, arrumando alguns patrocinadores, e também fazendo livros finos e mais baratos. Hoje consigo rodar quantos livros quiser, pois também os vendo baratos. Foi uma solução simples, mas que resolveu meu problema. Também, meus livros não são rodados em editoras, mas em gráfica. 

5- Que elementos você considera importante na construção de um personagem? 

Dos meus livros, tenho alguns de histórias fictícias e um de tendência verídica. O personagem surge naturalmente, dentro da escrita, pois esta nunca é totalmente previsível.

6- Quais são os livros e autores que inspiram sua vida? Recomenda-me algum.

Quando era jovem, li muito os poetas românticos, depois passei para Drummond, Vinícius, Manuel bandeira..., todos são ótimos.

7- Fale-me de seus projetos futuros. Tem mais livros a caminho?

Tenho mais uns dez livros escritos e prontos para serem publicados, mas aguardo sempre um melhor momento.

9- O que significa para você esse efeito mágico que a leitura causa nas pessoas, especialmente nas crianças e nos adultos sonhadores?

O primeiro a gostar e a se encantar com o que escrevo e publico, sou eu mesmo. Quanto aos leitores têm aqueles que gostam e os que não admiram tanto, mas isso faz parte. Quando, no meio de dez pessoas, uma gosta, já fico feliz.

10- Escolha uma frase ou parágrafo de um de seus livros para nos inspirar. 

Se eu tivesse que escolher, entre a minha felicidade ou a dos outros, escolheria a de todos nós.. Do livro “O amor transformando a vida”.

Em breve trarei pra vocês resenhas sobre cada livro desse autor, fiquem ligados no Projeto Plena.

Você irá gostar

Entrevista com o Autor: Cavalheiro Verardo
4/ 5
Oleh