sábado, 20 de fevereiro de 2016

Artigos Relacionados × +

Devagar, de vagar ou divagar [dicas de língua portuguesa]

Olá pessoal, se tem uma coisa que me complica as vezes são essas palavras e expressões semelhantes e fáceis de errar, temos muito isso na nossa linda língua portuguesa. De vez em quando vou trazer umas dicas pra vocês:


Alguns exemplos:
Começarei a divagar sobre outros assuntos.
Vá devagar e chegue em segurança.
Ele gosta de vagar pelas ruas à noite.

O verbo divagar refere-se a interromper um assunto para poder falar sobre outro, assim como falar coisas sem qualquer lógica. Também se refere a ficar sonhando e devaneando, como ao ato de deambular sem rumo, vaguear sem direção. É sinônimo de fantasiar, sonhar, errar, perambular, delirar, entre outros.

Exemplos:
Minha amiga fica horas divagando e escrevendo poemas.
Vou parar de divagar e falar os pontos mais importantes.

Devagar é um advérbio que indica algo deito sem pressa, de forma progressiva ou sem brusquidão. É sinônimo de vagarosamente, lentamente, docemente, suavemente, entre outros. O adjetivo mostra uma pessoa lenta não expedita.

Exemplos:
O bebê anda bem devagar.
Falarei devagar para você me entender.
Coma devagar, não precisa se desesperar.
De vagar pode ocorrer no português também:
Às vezes eu tenho necessidade de vagar pelas ruas.
Ela quem se lembrou de vagar esse espaço para você.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado por Kaya Berrie
 

Você irá gostar

Devagar, de vagar ou divagar [dicas de língua portuguesa]
4/ 5
Oleh