quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Artigos Relacionados × +

Entrevista com a autora: M. Demeter

Viajem na arte da capa desse livro! Pois é, hoje vou deixar pra colocar o Selo do Projeto Plena la no finalzinho da postagem porque essa capa merece destaque. 


A autora nacional do Plena que apresentarei hoje é a Mara Deméter. Em seu primeiro livro publicado ela encanta o leitor e o convida para adentrar no universo fantástico e emocionante de sua literatura. Adorei entrevista-la e saber um pouco mais de seu trabalho, inspirações (têm Harry Potter <3) e projetos. Apreciem a leitura:

1- Fale-nos um pouco de você. Quem você é? O que te move, inspira e diverte? Qual sua formação?

Livros, filmes, séries, músicas, amigos, namorado e família, não nessa ordem, me inspiram e divertem. O mundo é um tanto quanto inspirador, na verdade, é tanta coisa absurda que acontece que sinto que posso torná-lo um pouquinho mais bonito com histórias, influenciar positivamente a vida dos leitores é o que me move na escrita.

Minha formação é em comunicação social, me formei em 2014 e mesmo não exercendo a profissão aprendi muito com o curso. Atualmente estou fazendo outra faculdade, Sistemas de Informação (e trabalhar na área).

2- Como se da à relação entre você e a literatura?

Acho que sem querer acabei deixando uma pontinha de resposta na pergunta anterior. Os livros são pra mim uma forma de tornar a vida das pessoas um pouco melhor, mesmo que não carreguem nenhuma mensagem moral, ao menos daqueles momentos que você está preso às páginas, sua vida é deixada de lado e você viaja para um mundo que não é seu, mas que ao mesmo tempo você acaba fazendo parte.

3- Quais são seus livros publicados? Fale-nos um pouco deles e onde podemos compra-los.

Por enquanto tenho apenas O Nome do Sonho publicado. É possível adquiri-lo no site da editora (www.editoragarcia.com.br/o-nome-do-sonho), no site ou nas lojas da Livraria Cultura (sob encomenda), na livraria Leitura de Campinas/SP (Shopping D. Pedro) ou comigo (só me procurar no facebook, pode ser no perfil pessoal ou na fanpage).
O que você faria se descobrisse que toda a sua realidade não passa de uma fantasia e tudo se baseasse na existência de uma única pessoa?
Pode parecer ilusão, mas essa é a realidade de O Nome do Sonho. Anne já se acostumou com ela, mas Vivian não a aceita com tanta facilidade.
Em um mundo onde todos os sonhos são possíveis, talvez o amor possa transformar os conceitos de realidade e ficção, mas nunca sem sacrifícios.

4- Como se deu sua inserção nesse universo literário? Quais desafios encontrou para publicação de seus livros e como os superou?

Comecei a ler quando era criança e escrever também, mas apenas esporadicamente. Peguei gosto pela escrita quando comecei com fanfics de Harry Potter em 2010. A maior dificuldade não foi encontrar uma editora, mas sim trabalhar na divulgação do livro, é difícil conseguir espaço em livrarias e editoras menores não tem um poder de divulgação tão forte quanto as grandes. É um desafio que ainda estou enfrentando a cada dia, as redes sociais ajudam bastante.

5- Que elementos você considera importante na construção de um personagem?

Lembro de ler ou ouvir alguma vez uma pessoa falando como os defeitos eram importantes, depois disso comecei a prestar atenção em como aquilo era verdade. Personagens sem defeitos se tornam um pouco cansativos, irreais – com raras exceções. Emoções também são essenciais pra mim, sempre gostei de histórias dramáticas, carregadas de emoções. (não que meu livro seja uma fonte sem fim de lágrimas, longe disso - risos)

6- Quais são os livros e autores que inspiram sua vida? Recomenda-me algum.

Harry Potter foi o livro que me fez leitora e escritora e acompanhou minha infância. Recomendo sempre. Carlos Ruiz Zafón é um escritor que me inspira e que também recomendo pra todo mundo, amo todos os livros dele.

7- Fale-me de seus projetos futuros. Tem mais livros a caminho?

Claro! Tenho várias ideias no papel (ou melhor, no computador - risos). Atualmente estou escrevendo uma distopia, o título (ao menos até o momento) é O Livro das Descrições, mas ainda vai demorar um pouco pra terminar.

8- O que significa para você esse efeito mágico que a leitura causa nas pessoas, especialmente nas crianças e nos adultos sonhadores?

Livros nos fazem viajar. Abandonar nossas vidas e embarcar em outras, que não são nossas, mas ao mesmo tempo parecem ter pedaços de nós, que nos levam junto com elas e nos apresentam novos cenários.

9- Escolha uma frase ou parágrafo de um de seus livros para nos inspirar.

Vou deixar a frase da capa de ONdS. 

“A vida pode ser como nos sonhos, basta acreditar.”

Você irá gostar

Entrevista com a autora: M. Demeter
4/ 5
Oleh