domingo, 20 de março de 2016

Artigos Relacionados × +

Língua Portuguesa Para Surdos [Download de livros Grátis]

A Educação dos Surdos no Brasil tem sido muito prejudicada pela falta da conhecimento/formação e interesse por parte dos gestores políticos. Eu me oportunizei estudar a Libras enquanto cursava Pedagogia, e infelizmente muitos outros pedagogos/professores por diversos motivos não buscaram/atingiram essa aprendizagem. É preciso desenvolver o interesse pela Libras para se estar pronto para inclusão da pessoa Surda, afinal a Libras -Língua Brasileira de Sinais- é a língua dos Surdos. 


Nos meus anos como professor percebi que muitas vezes o aluno Surdo é prejudicado no processo escolar por não haver uma linha definida que respeite sua diversidade e língua, ao mesmo tempo em que se tenta força-los a aprendizagem da língua portuguesa. Acaba havendo uma dupla frustração: por parte do aluno que não tem sua identidade reconhecida e valorizada e do professor que não sabe como acessar seu aluno e faze-lo se desenvolver.

Trouxe para vocês hoje dois materiais para download disponibilizados pelo MEC que acredito que possam contribuir com nossa prática. E aproveito para lembrar aos professores que é importante buscar conhecer e reconhecer a Identidade dos Surdos para que se possa desenvolver uma prática de qualidade e respeitosa na sala de aula- e isto é apenas o primeiro passo.

DOWNLOAD

Ideias para ensinar português para alunos surdos

Quadros,Ronice Müller de. Idéias para ensinar português para alunos surdos / Ronice Muller Quadros, Magali L. P. Schmiedt. – Brasília : MEC, SEESP, 2006. 120 p

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Ensino de língua portuguesa para surdos

Ensino de língua portuguesa para surdos : caminhos para a prática pedagógica / Heloisa Maria Moreira Lima Salles... [et al] . _ Brasília : MEC, SEESP, 2004. 2 v. : il. .__(Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos)


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Você irá gostar

Língua Portuguesa Para Surdos [Download de livros Grátis]
4/ 5
Oleh