quarta-feira, 27 de julho de 2016

Artigos Relacionados × +

Xadrez na escola, uma ferramenta na construção de aprendizagens

Vantagens do xadrez

Ao jogar xadrez, o aluno pode adquirir habilidades como:

1. Maior desenvoltura ao tomar decisões.

2. Treinamento do pensamento crítico.

3. Maturidade intelectual.

4. Poder de análise de consequências.

5. Aumento da disciplina.

6. Responsabilidade das ações.

7. Habilidade de antecipação.

8. Aumento da velocidade de pensamento.

Movimento das peças

 TORRE 
A torre se movimenta para frente e para trás, para a direita e para a esquerda, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.


BISPO
O bispo se movimenta na diagonal mantendo-se sempre nas casas de mesma cor que se encontrava no início do jogo, podendo ir para frente e para trás, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.

CAVALO
O cavalo tem um movimento especial que parece a letra L. O cavalo se movimenta 2 casas para frente ou para trás e em seguida 1 casa para a direita ou para a esquerda, ou 2 casas para a direita ou para a esquerda e em seguida 1 casa para frente ou para trás. O cavalo é a única peça do xadrez que pode pular outras peças.

RAINHA

A Rainha, também conhecida como Dama, é a peça mais poderosa do xadrez, ela pode ir para frente ou para trás, para direita ou para a esquerda, ou na diagonal, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.


REI
O Rei movimenta-se apenas 1 casa em qualquer direção. O Rei nunca pode se movimentar para uma casa que esteja sob ataque ou capturar uma peça que esteja defendida por uma peça adversária. No diagrama o rei preto só pode ir para cima, pois indo para a esquerda ou em diagonal estará sob ataque da torre branca. Quando estudarmos os movimentos especiais veremos que existe uma situação em que o rei pode andar 2 casas.

PEÃO
O peão só se movimenta para frente, sendo a única peça que não se move para trás. No primeiro lance de cada peão ele pode avançar 1 ou 2 casas. À partir do segundo lance de cada peão ele irá movimenta-se apenas 1 casa.

Que tal imprimir e montar seu próprio tabuleiro de xadrez? Eu fiz os meus usando tampinhas, olhem como ficaram:

Abra as imagens e imprima. Tenha atenção ao tabuleiro, na hora de imprimir eu tentei colocar o tabuleiro todo numa folha de oficio, mas assim os quadradinhos ficaram pequenos demais pras tampinhas. A solução foi imprimir metade do tabuleiro numa folha e metade na outra.  Lembre-se de ampliar proporcionalmente as duas metades do tabuleiro para que fiquem maiores, mas continue sendo possível encaixá-las:




Você irá gostar

Xadrez na escola, uma ferramenta na construção de aprendizagens
4/ 5
Oleh