segunda-feira, 18 de maio de 2015

Artigos Relacionados × +

Momento Pedagógico : As macieiras

Atividade "As macieiras"

Galera, hoje tirei um tempo da minha manhã para preparar uma atividade que vou fazer com meus alunos. é um trabalho que envolve diversos conceitos. vamos no passo a passo para vocês entenderem:


Primeiro eu confeccionei moldes de árvores. Como quero trabalhar com medidas eu usei uma regra para fazer os troncos e escolhe números inteiros, sendo: 8,10,15 e 30 centímetros ( de modo que seja possível medir usando uma régua escolar).


Os alunos formarão grupos de 4 ou 5 pessoas. Irão receber alguns moldes de arvores. O professor ( eu) explicará como é possível fazer a cor verde utilizando-se das cores primarias azul e amarelo. Os alunos recebem vasilhinhas com as referidas tintas e devem formas a mistura para pintar a árvore.


depois de ter deixado a tinta secar os alunos devem fazer a colagem das maças ( quantas desejarem). É importante que encontremos quantidades diferentes de frutas nas árvores para posteriormente podermos montar também um gráfico com esse tema.


Trabalharemos língua portuguesa ( consciência fonológica e escrita) com um pequeno texto:

Na casa do João têm um pé de maçã. O nome dessa árvore é macieira. Ela nasceu de uma semente que o avô do João encontrou numa maçã e plantou no quintal.
Escolhi esse porque estou trabalhando com palavras acentuadas e sinais de pontuação. Os alunos receberão o texto picado. Devem apontar quando eu solicitar coisas como:

-Palavras acentuadas, sinais de pontuação, palavra com determinada quantidade de letras, palavras iniciada ou terminada em determinada letra ( pode fazer as perguntas de acordo com o que se deseja trabalhar). Os alunos devem tentar ler as palavras, depois copiam e ilustram o texto.

 Agora que já temos o material pronto ( árvores) os alunos serão convocados a aprender as questões de geografia/matemática. Eles devem medir as arvores. Eu sempre procuro desenvolver atividades onde os alunos possam ir ao quadro ( ou painel), meus alunos já se acostumaram e ficam com raiva se não deixo eles participarem. Desse modo eu vou pedir que eles coloquem as árvores no painel e escrevam o tamanho delas ( que eles devem ter medido com réguas). Vamos agora montar dois tipos de gráficos:

- Quantidade de árvores por tamanho.
- Quantidade de árvores por número de frutos.

Existem diversas formas de se trabalhar com esse material, isso fica a critério do professor. Espero que tenham gostado. 


Você irá gostar

Momento Pedagógico : As macieiras
4/ 5
Oleh