sábado, 2 de maio de 2015

Artigos Relacionados × +

Projeto de 1 à 10

O projeto é uma ideia minha (Augusto Jr de Oliveira) e consiste em dedicar uma parte dos seus ganhos mensais para ações de caridade, de ajuda ao próximo. Dessa maneira reserva-se um quantidade do seu salário, entre 1 e 10% para ser usado em ações de caridade/doações. Eu sou professor e tenho um compromisso com a educação de crianças e adolescentes que impera em minhas práticas. Procuro assim direcionar minhas intervenções para as crianças da escola ou do abrigo.



Entretanto, preciso deixar claro, que ajudar ao próximo já é um habito meu há bastante tempo, a ideia de um projeto assim tem o intuito de atrair mais pessoas para o mesmo intento. Vivi muito anos acreditando que a caridade deve ser mantida em silencio para não ser manchada pela vaidade e orgulho, mas hoje, em vista das virtualidades vejo que declarando as coisas boas que se faz é possível formar correntes do bem e espalhar ideias positivas. Entendo que cada um de nós tem responsabilidade sobre o modo que atua na sociedade e como isso interfere na vida dos outros. Reconheço os inúmeros problemas políticos e sociais do País, que muito depende dos governantes, mas ainda assim não deixo de expressar que acredito piamente que a mudança começar por nós. O simples e o pacato tem um lugar todo especial. O respeito tem por função manter as relações, a bondade e a caridade são preciosidades que devem tornar-se hábito.

 Existem muitas maneiras de ajudar as outras pessoas, envolvendo dinheiro ou não. Parte dessas maneiras está nas relações cotidianas, coisas simples como agradecer, pedir por favor, dar lugar à quem tem prioridade no ônibus, ajudar alguém a carregar algo que está muito pesado, ajudar um idoso atravessar a rua ou descer do ônibus. São as atitudes positivas que ajudam a melhorar a vida, fazem valer a máxima “seja a mudança que você quer no mundo”.

Falando propriamente de doações existem muitos lugares que necessitam destas para se manter. E sei também que muitas pessoas já tem o desejo de doar, porém precisam de alguma orientação. Então venho fazendo isso, chamando pessoas para doar e direcionando-as a instituições. Doam-se brinquedos, roupas, alimentos. Doa-se também tempo, carinho, abraços, afetos. Um pouco de dedicação não faz mal a ninguém.

Para os ambiciosos eu ainda lembro: se ganha muito com a caridade. O premio está nos sorrisos, na alegria, nos abraços, na confiança e na paz interna. 

Abrigos, creches, escolas, ONGs são algumas das instituições para as quais se podem direcionar ajuda e voluntariado. Indo além das instituições podemos também procurar famílias carentes. Quando fui Coordenador do Projeto Escola Cidadã, em Ribeirão das Neves, no ano de 2014, eu desenvolvi ações para arrecadar coisas pras crianças. Através do facebook consegui muita ajuda, sou imensamente grato a todos que ajudaram. Esse ano não sou mais Coordenador, assumi a regência de sala de aula. Escolhi adotar um Abrigo da cidade, fazendo visitas frequentes e chamando pessoas para conhecer as crianças e também doarem o que puderem.


No dia de ontem, 1 de maio, visitei as crianças para levar uns kits com livros infantis e fazedores de bolhas. Elas adoraram e fizeram festa. Das coisas mais puras e preciosas da vida o sorriso das crianças é algo que vale muito a pena zelar. Chamo todos os que desejam participar do projeto para que espalhem essa ideia, e que façam da caridade e da bondade um caminho para se trilhar de mãos dadas e corações abertos. Quem desejar participar da corrente pode espalhá-la à vontade! Desejo que a paz, a luz e a inspiração guiem a todos. Coloque a imagem no seu blog e incentive mais pessoas a participarem! Explique a elas do que se trata. Se de mil pessoas uma ingressar nessa ideia essa uma pode ser responsável por mudar a vida de muitas outras pessoas. Lembra da historia do menino que colhia estrelas-do-mar na praia e jogava-as de volta ao mar mesmo sabendo que elas poderiam voltar pra praia? Caridade é assim, a gente tenta fazer a diferença, mesmo que de todas as estrelas-do-mar a gente só consiga salvar uma, o importante é não desistir.

Quem desejar pode me adicionar no Facebook para conversar, trocar ideias, ver as ações que já promovi e embarcar nessa missão. 

Você irá gostar

Projeto de 1 à 10
4/ 5
Oleh

9 comentários

Escrever comentários
avatar
Rob
3 de maio de 2015 às 14:32

Olá, muito legal o seu projeto! Também sou professora, então entendo perfeitamente a realidade das coisas. Caso entre nessa onda, iria ajudar a minha escola mesmo. Porque é uma escola de periferia onde está faltando tudo. É uma escola nova e agora que as coisas estão começando a funcionar :} Parabéns pela ideia!

Abraços
www.estantedarob.com.br

Responder
avatar
3 de maio de 2015 às 15:44

Olá, querido!
Desejo que seu projeto cresça e tenha pessoas para ajudar. Também sou professora, educadora, faço trabalho voluntário, mas não acredito em caridade, que sempre me passa uma ideia cristã e assistencialismo, porém aceito a ideia de empoderamento. Amo meu trabalho em OGN ou afins, mas sei que existem muitos caminhos de verbas para ajudar essas instituições... De qualquer maneira, sempre gosto de dar livros para bibliotecas, mas não qualquer biblioteca, aquelas no 'fim do mundo' onde poucos chegam, mas muitos precisam... Parabéns pelo projeto!
http://www.poesianaalma.com.br/

Responder
avatar
3 de maio de 2015 às 17:55

Parabéns pelo projeto Augusto, espero que ele cresça e ajude muitas pessoas. Infelizmente minhas condições no momento não permitem a minha participação, mas torço daqui para que ele dê muito certo.
Mais uma vez parabéns!
Beijos
Conversas de Alcova ❤

Responder
avatar
4 de maio de 2015 às 16:03

Olá Gustavo !
Parabéns pela iniciativa, acho isso muito legal e espero que cresça e que vá dá muito certo! Ando num período em que estou só na faculdade e sem tempo para trabalho, ou seja, sem dinheiro, mas estarei apoiando de todas as formas que estiverem ao meu alcance!
Beijos
cheireiumlivro.blogspot.com.br

Responder
avatar
4 de maio de 2015 às 19:59

Oláá
Poxa, adorei o projeto e a ideia que ele passa, principalmente a intenção, aliás, professores sempre tem essas de quererem ajudar, então, parabééns haha espero que dê certo e que alcance muitas pessoas ;)

http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Beijos

Responder
avatar
5 de maio de 2015 às 14:16

Olá!
Parabéns pelo projeto, querer atrair mais pessoas para algo que você já faz e que ajuda muitas pessoas é maravilhoso.
Vou compartilhar e desejo muita sorte para você!

Responder
avatar
6 de maio de 2015 às 10:22

Ah, que post legal!
Parabéns pelo projeto, é muito bom ver que ainda há pessoas que se preocupam com o próximo, pessoas que ainda mantém a humanidade!
Não tenho renda ainda, mas certamente quando eu tiver, eu também farei algumas doações. E creio que também será na área da educação, como futura professora é um dever meu incentivar a leitura!

http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

Responder
avatar
6 de maio de 2015 às 11:55

Parabens pelo projeto, espero que consiga ajudar muitas pessoas, e que outra tambem façam o mesmo que voce

Responder
avatar
10 de maio de 2015 às 23:11

Olá, Augusto! Parabéns pelo projeto! Tenho certeza que fará a diferença na vida de muitas pessoas. Achei o seu post muito pertinente. Às vezes precisamos parar para refletir sobre como estamos agindo. Como você mesmo disse, caridade não é só doação material, mas deve estar presente em nossas vidas diariamente, mesmo que em pequenos gestos. Beijos!

Responder