quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Artigos Relacionados × +

Elementos Estruturais de uma Resenha

É preciso inicialmente entender que resenha não é sinônimo de resumo. H[a uma padronização para determinar os elementos e características de uma resenha. Seguindo-os como um passo a passo fica mais fácil fazer uma resenha. Eu particularmente não gosto de padronização e métrica nos meus textos, especialmente se for pra eu fazer uma poesia. No caso da resenha seguir a norma parece trazer uma certa credibilidade e é bom seguir esse modelo se você for um iniciante, assim conforte desenvolve sua escrita você pode adquirir mais liberdade na hora de escrever uma resenha.



Nos meus textos sobre livros eu sigo muito mais um "comentando um livro" do que um "resenhando". Preencher a resenha com todos os elementos aqui citados pode faze-la parecer extensa demais, mas com o tempo e prática consegue-se expressar tudo que é necessário com uma quantidade menor de palavras.


1 - Identificação da obra - dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo;

2 - Apresentação da obra - o conteúdo do texto em poucas linhas - introdução - a ser resenhado;

3 - Estruturação - Os capítulos divididos em seções\foco narrativo;

4 - Conteúdo - o que diz a obra, o texto resumido de 3 até 5 parágrafos;

5 - Crítica - Faça um argumento com sua própria opinião, fazer comparações ou até basear na teoria de outros autores, sempre utilizando o senso crítico;

6 - Recomendações - Utilize elementos sociais ou pedagógicos, para quem deve indicar - se preciso - para crianças, estudantes, etc;

7 - Autor - Fale um pouco sobre o autor, um pouco de sua vida e outras obras do escritor ou pesquisador;


8 - Identificação e assinatura - Você pode colocar seu nome e onde/para que a resenha foi construída ( trabalho acadêmico, blog, etc).

Dicas: 

Durante a leitura anote trechos do livro que se destacam. Serão os quotes que você pode usar dentro da resenha e que geralmente chamam muito a atenção dos leitores. Um trecho bem escolhido pode fazer o leitor do blog se interessar pelo livro resenhado. 

Enquanto você está lendo o livro algumas ideias podem saltar na sua cabeça, corra pra um caderninho e anote tudo. Assim você vai já vai começar sua resenha com ideias sobre o que falar.

Você irá gostar

Elementos Estruturais de uma Resenha
4/ 5
Oleh