terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Artigos Relacionados × +

Escuridão (Gabriel Cunha)

Alguns livros são um convite inesperado para um mundo novo. "Escuridão" é assim, um livro-convite. Pouco mais de cem paginas muito bem escritas e uma trama feita para despertar curiosidade e desejo por mais. O titulo me remente ao que acredito haver no interior de todos os seres: escuridão. A sombra de nossas almas que cresce regado em nossos segredos e lástimas. Acredito ser um traço indelével do ser humano, tal qual a luz. Somos Yin-Yang, sempre luz e sempre sombra. Nossas ações e escolhas dizem muito do que prevalece em nós. Escuridão permite-me um reflexão ainda superior a essa: do que somos capazes de fazer, do quanto poderíamos nos lançar na escuridão na tentativa de proteger a quem amamos. "Escuridão" é o segundo livro da série Quebrado. Podem acessar a página do autor no Facebook clicando aqui.

Sinopse Escuridão: Após presenciar dois assassinatos e ser salvo da morte, Victor Monzine Drummond é levado para Reilig, um lugar habitado por criaturas do mal.
Tendo que lutar para se manter vivo a cada hora ele acaba se questionando quem realmente é, e qual o sentido de sua vida


Victor Monzini Lelis Drummond é quem narra essa trama. Eles nos apresentará seus conflitos, medos e esperança diante das situações mais perturbadoras e de tão insanas, inacreditáveis. Já dei-lhe pontos ao inicio do livro pelo nome do personagem, sou um grande fã de Roberto Drummond e a mera menção do seu sobrenome já me acende uma faísca de curiosidade, o fato do personagem fazer aniversario em dezembro, assim como eu e meu autor favorito e de ser da cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais (lugar que conheço bem). Essas pequenas coincidências que a mim serviram como chamariz perdem sua relevância diante da intensidade e dos elementos surpreendentes presentes na história. Victor viveu seus anos em família de uma maneira quase monótona, a meu ver, tenha a vida de classe media alta, um pai distante que só se preocupa com negócios e uma mãe que mesmo envolvida com o vicio do dinheiro e poder ainda tentava fazer-lhe bem e lhe amar. ele teve dois bons empregados que lhe fazia questionar sobre a sinceridade dos sorrisos a a verdadeira alegria da vida. Qualquer monotonia que sua vida pudesse ter acabou sendo subtraída por criaturas perversas e frias chamadas Darksides. No que aparentava ser apenas um sequestro por vingança à seu pai ou sede dinheiro, Victor viu sua mãe, seu empregado e outras pessoas que viera a conhecer serem mortas cruelmente. Fracassou em fugir e se viu dominado pelas criaturas que se assemelham a bruxas, mas que tem o dom de sugar a vida das pessoas trazendo-lhes muita dor. Essas mulheres Darksides não apreciam o que é belo e vivo, nosso protagonista se vê num mundo nublado e forrado de folhas secas e tristes. No lugar chamado Reilig, que significa cemitério, a maldade das Darksides o apavoraram, elas tentaram matar diante de seus olhos um lindo e inocente bebê. Victor exitou numa tentativa de fuga e permaneceu como prisioneiro, fez amigos e quis lutar por eles. Ele fez o que pode, resistiu como pode, mas a escuridão caiu sobre ele. 

Dos outros personagens apresentados na história, entre vilões e mocinhos pude perceber um construção muito boa por parte do autor. Os personagens são fortes e dentro cenas de dialogo podemos saber muito sobre cada um deles. Sara é uma personagem que surge pra ser amada, ela tem carisma, mas vai viver também o conflito gritante entre o "bem" e o "mal". Como disse antes, a uma relatividade nisso, não apenas o que se faz está em juízo, mas também o como e o porque/por quem. 

No inicio de cada capitulo encontramos o trecho de alguma música da Amy Lee/Evanescense. Cada qual bem escolhido de acordo com a narrativa que o segue. A estética do livro é muito boa, eu mudaria apenas a parte interna da capa e contra capa, as faria pretas. 

Quando lemos a Escuridão vemos o caminhar desse personagem, sua vida muda tão abruptamente que ele mal tem tempo de encaixar seus pedaços que vão sendo arrancados violentamente. O final do livro deixou-me profundamente curioso, afinal, depois de tudo que passou, Victor deixaria mesmo as sombras consumirem seu ser? 

Fiquem com a mensagem final do livro:

A esperança está em cada nascer do sol, em cada desabrochar de flor, no canto dos pássaros, no vento que balança os braços das árvores. A esperança está entre os passos, no reflexo dos olhos, no ar brejeiro que passeia nos pulmões. No entanto, esperança é um sentimento e sentimento são coisas que brotam de dentro pra fora. Se não está no coração, não floresce em nenhum outro lugar.

Em Breve você vai descobrir uma nova

VIDA

O novo livro de Gabriel Cunha


Você irá gostar

Escuridão (Gabriel Cunha)
4/ 5
Oleh