sábado, 19 de março de 2016

Artigos Relacionados × +

Moldando conceitos matemáticos

Sempre que preciso pensar uma atividade pedagógica voltada especialmente para alunos com dificuldade eu procuro trazer algo tátil. Antes de produzir esse jogo tentei imaginar o processo do 'aprender a aprender' e da construção da consciência de numero/quantidade. 

Ideias envolvidas na produção desse material:

O Numero e a quantidade como algo palpável e que ocupa uma espaço/forma: eu imaginei que os conceitos matemático, embora lógicos, podem ser muito abstratos, então quando coloquei as bolinhas deduzi que o aluno poderia toca-las e estando elas dentro de um espaço demarcado que ele poderia formar a imagem mental daquele conjunto. O orientador da tarefa pode contar os números com o aluno ou deixar que ele os conte- dependendo do nível de atenção e desenvolvimento a ação do orientador é importante e pode ocorrer de maneiras variadas. Na parte inferior do jogo, onde as quantidade estão juntas as figuras de contorno iniciais também se juntaram, o que dá forma a ideia de soma. Dois figuras se unem, cada qual com seu conjunto de unidades e dão origem a um novo conjunto com outra quantidade e molde.

Eu montei peças com os números utilizando pregadores. Podemos entregar para a criança três pregadores contento os números que representam cada quantidade e pedir que ela os posicione corretamente, ou, dependendo do desenvolvimento da criança podemos apresentar vários pregadores e deixar que ela localize os números adequados. É possível ainda que no pregador haja relevo próximo do numero representando a mesma quantidade. No momento da atividade é interessante que se mantenha um dialogo entre a criança, o jogo e o orientador/professor para que ela possa experimentar da melhor maneira as possibilidades do jogo. 







Você irá gostar

Moldando conceitos matemáticos
4/ 5
Oleh