quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Artigos Relacionados × +

Comentando um conto : Agoniado ( Carlos Patrício)


A titulo de esclarecimento devo justificar as postagens do "Comentando um conto" que estou fazendo. Pretendo destrinchar o livro de contos "Delirium", de Carlos Patrício. Conforme vou de encontro a cada uma de suas narrativas, analiso a dança das palavras e vou entrando em cada porta que se abre. Desejo assim fazer mais do que uma simples viagem, uma verdadeira invasão do mundo delirante que o autor apresenta. Vejo nessa leitura intima a oportunidade de degustar todas as letras ofertadas e experimentar as sensações escondidas atrás de cada titulo. Assim seguirei até esgotar todo o livro à ser apresentado a vocês, leitores.

Antes de comentar o conto, devo falar também da Arte do livro que foi muito bem trabalhada. As ilustrações impressionantes de Cassio Gois me lembram a capa negra de um dementador, essencial na construção da representação da figura. Casou tão bem com os contos que não seria exagero dizer que um não seria completo sem o outro, embora individualmente cada qual contenha sua magia. Como se cada passagem de um conto para o outro fosse vigiada por um intrigante guardião de portal, a figura ali plantada pelo ilustrador.


Amante da literatura desde muito cedo eu sei que algumas estórias são deliciosamente devoradas pelo leitor, enquanto outras, semelhantes a cães infernais entediados, o devoram com desgosto e preguiça, fazendo do leitor trapos chatos e desprovidos de luz (há leituras que matam a vontade de ler). Quando existe sintonia entre leitor e texto as emoções se afloram e cada pagina abre espaço para o mergulho do leitor. As sensações parecem bailar no mar de palavras.

Ler o conto "Agoniado" fez-me mais uma vez me lembrar do cotidiano em que vivo, dos freqüentes disparos de ansiedade e os atos, quase loucos, que tenho de empreender a fim de amenizar esse sofrimentos. Eu, e outros leitores, talvez, nos identifiquemos facilmente com o personagem, por sermos tão marcados por uma sociedade de imediatismo, pressa constante e estresse. Enquanto lia, sentia minha própria ansiedade aumentar, a sede por adentrar a estória crescia a cada delirante gole. Leituras assim, tensas como a de "Agoniado" exigem de nós calma e cuidado, para não perdermos o próprio controle, entretanto são nesses contos que mergulhamos de cabeça!

O conto ganha muitos pontos por nos manter envolvidos e interessados a cada passo do personagem e  curiosamente ( talvez nem tão curiosamente) atinge o ponto da ansiedade do leitor, aproximando-o do desesperado personagem.

Informações sobre o Livro :


Titulo: Delirium
Autor: Carlos Patricio
Ilustrador: Cassio Gois
Edição: I
Editora: Página 42 Editora
Ano: 2014
Paginas: 228


Altamente recomendado para leitores que gostam de contos, que tenham a mente aberta e estejam preparados para um viagem fascinante por terras belas e cheias de segredos.  


Você irá gostar

Comentando um conto : Agoniado ( Carlos Patrício)
4/ 5
Oleh